Reunião busca fortalecer ensino de língua japonesa 24/04/2015 - 10:20

A Secretaria de Estado da Educação recebeu nesta quinta-feira (23) representantes da Fundação Japão, com sede em São Paulo, para reiterar a parceria já existente com o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). O encontro também contou com a presença de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Consulado do Japão em Curitiba.

A Fundação Japão é uma entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, que busca promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países. Suas atividades são baseadas no intercâmbio artístico e cultural e no ensino da língua japonesa no Exterior.

A reunião serviu para fortalecer as ações entre as instituições. Entre os temas discutidos estavam a formação continuada dos professores de japonês que atuam no Celem, o intercâmbio e a divulgação da língua nipônica no Estado. Em todo o Paraná, são quase 400 alunos matriculados no curso de língua japonesa em sete escolas estaduais em Curitiba, Londrina e Maringá.

O Celem é uma oferta extracurricular do ensino de línguas estrangeiras nas escolas estaduais para alunos, professores, funcionários e comunidade. São mais de 70 mil vagas distribuídas nos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.

A reunião teve a presença do diretor geral da Fundação Japão, Yoo Fukuzawa e da coordenadora Mayumi Yoshikawa; os professores do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, Luiz Gardenal e Satomi Azuma; além do representante do Consulado japonês em Curitiba, Takahiro Iwato.

GALERIA DE IMAGENS