Reunião discute ações para implantar educação integral nas escolas do PR 13/05/2009 - 17:00
A secretária da Educação Yvelise Arco-Verde participou nesta quarta-feira (13), em Curitiba, da reunião do Programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do evento foi discutir as ações articuladas entre os governos Federal e Estadual para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas no Paraná. A reunião contou com a presença de 150 pessoas entre diretores, professores e pedagogos das unidades de ensino que aderiram ao programa.
“É um momento importante para que o sistema de ensino, quer estadual ou municipal, passe a repensar a organização do tempo, para verificar que tipo de atividade pode ser oferecida aos alunos para se obter uma formação integral”, afirmou a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde. Segundo ela, o encontro serviu para discutir as propostas de implantação do programa nas escolas.
Para a secretária, o Brasil está vivendo um novo momento nos últimos três anos com uma política do MEC voltada para a organização, ou pelo menos, para uma reflexão da formação de tempo integral no sistema de ensino. “É uma discussão que existe desde a década de 90. Falava-se da necessidade do sistema educacional ir ampliando, paulatinamente, para uma jornada de tempo integral. Isso veio a se concretizar com alguns programas nesta linha”, comentou.
Ela ressaltou que a educação paranaense busca aglutinar as ações do Programa Mais Educação do Governo Federal e do Programa Viva a Escola do Governo do Paraná a outros programas já existentes como os programas Segundo Tempo e o Fera Com Ciência.
Para Jaqueline Moll, da Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, a reunião traz para a agenda pública do estado do Paraná um debate que está sendo realizado no país inteiro: o desafio de ampliação da jornada escolar na perspectiva da consolidação da educação integral.
Ela também elogiou a atuação do Paraná em relação às suas ações. “O Paraná é um estado de referência nos temas da Educação tanto nas questões de educação profissionalizante, educação de jovens e adultos, como na formação de professores. É um estado que tem feito grandes avanços e é uma satisfação para o MEC que o tema da educação integral ganhe aqui também esta importância”, destacou Jaqueline Moll.
Fátima Ikiko Yokohama, da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Seed explicou que a secretaria tem como objetivo reunir todos os diretores das escolas que oferecem às comunidades o Programa Mais Educação. “É preciso observar, principalmente, que a inclusão educacional seja feita de uma maneira organizada e que corresponda àquilo que temos lutado ao longo de décadas da história da educação brasileira”, comentou.
Ela lembrou da importância da aproximação com a comunidade. “Que não seja somente um processo de conhecimento pelo conhecimento, mas principalmente como estabelecer relações com a própria comunidade escolar para que este conhecimento se traduza numa melhoria de qualidade de vida, numa socialização de todos que vivem nesta comunidade”.
Ela também relembrou a relação existente entre o MEC e a Seed a respeito da necessidade de ampliar o tempo e os espaços escolares. “A Seed em parceria com o MEC reflete esta educação em tempo integral, por meio do Mais Educação, mas ao mesmo tempo não se está apenas traduzindo a proposta do ministério, mas também adequando esta proposta às diretrizes da secretaria dentro da sua política de currículo escolar”.
Estiveram presentes também na reunião o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes Miranda; o coordenador Ademir Pinhelli Mendes da Coordenação de Integração de Atividades Curriculares (Ciac) e a chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira.
Mais Educação – Sendo de iniciativa do Governo Federal e instituído em abril de 2007, o programa Mais Educação tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, em consonância com o projeto pedagógico das unidades de ensino, ampliando além do tempo, espaços e oportunidades. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.
No primeiro momento, o programa se destina às capitais, regiões metropolitanas, cidades com mais de 200 mil habitantes e às escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é atender 1,8 milhão de alunos do ensino fundamental. O MEC investe no mínimo cerca de R$ 70 milhões neste ano para ampliar as atividades em 5 mil escolas. Para o biênio 2008/2009 o investimento do Ministério da Educação no programa das escolas paranaenses é de R$ 1,3 milhão.
Estão envolvidos os Ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Ciência e Tecnologia (MCT), Esporte(ME), Meio Ambiente (MMA), Cultura (MINC) e a Secretaria Nacional de Juventude. No Paraná, o Mais Educação foi integrado ao Programa Viva a Escola, implantado em 18 escolas e atendendo, no ano passado, cerca de 2 mil alunos. Para este ano, o número de instituições de ensino chega a 31.
Para o coordenador Ademir Pinhelli Mendes da Coordenação de Integração de Atividades Curriculares (Ciac), o Mais Educação qualifica propostas e projetos para que futuramente o MEC amplie a implantação do programa. “É preciso desenvolver experiências positivas de educação em tempo integral, em parceria entre Estado e municípios, para que em 2010 se amplie a jornada escolar”, afirmou.
“Para a implantação do programa nas escolas é preciso uma adaptação do espaço físico, recursos financeiros, profissionais capacitados e a elaboração de propostas pedagógicas”. Mendes ressaltou que a proposta pedagógica foi adequada ao Programa Viva a Escola no Paraná. “A proposta pedagógica do Mais Educação é vinculada ao currículo escolar como complementação curricular”, explica o coordenador.
Mendes ainda destacou os reflexos que o programa pode causar nas práticas pedagógicas. “Em termos quantitativos (o programa) ainda é pequeno diante da realidade estadual, mas em termos qualitativos é enorme, porque o maior tempo do aluno com a escola, maior é o vínculo com professores e colegas”, contou.
“É um momento importante para que o sistema de ensino, quer estadual ou municipal, passe a repensar a organização do tempo, para verificar que tipo de atividade pode ser oferecida aos alunos para se obter uma formação integral”, afirmou a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde. Segundo ela, o encontro serviu para discutir as propostas de implantação do programa nas escolas.
Para a secretária, o Brasil está vivendo um novo momento nos últimos três anos com uma política do MEC voltada para a organização, ou pelo menos, para uma reflexão da formação de tempo integral no sistema de ensino. “É uma discussão que existe desde a década de 90. Falava-se da necessidade do sistema educacional ir ampliando, paulatinamente, para uma jornada de tempo integral. Isso veio a se concretizar com alguns programas nesta linha”, comentou.
Ela ressaltou que a educação paranaense busca aglutinar as ações do Programa Mais Educação do Governo Federal e do Programa Viva a Escola do Governo do Paraná a outros programas já existentes como os programas Segundo Tempo e o Fera Com Ciência.
Para Jaqueline Moll, da Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, a reunião traz para a agenda pública do estado do Paraná um debate que está sendo realizado no país inteiro: o desafio de ampliação da jornada escolar na perspectiva da consolidação da educação integral.
Ela também elogiou a atuação do Paraná em relação às suas ações. “O Paraná é um estado de referência nos temas da Educação tanto nas questões de educação profissionalizante, educação de jovens e adultos, como na formação de professores. É um estado que tem feito grandes avanços e é uma satisfação para o MEC que o tema da educação integral ganhe aqui também esta importância”, destacou Jaqueline Moll.
Fátima Ikiko Yokohama, da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Seed explicou que a secretaria tem como objetivo reunir todos os diretores das escolas que oferecem às comunidades o Programa Mais Educação. “É preciso observar, principalmente, que a inclusão educacional seja feita de uma maneira organizada e que corresponda àquilo que temos lutado ao longo de décadas da história da educação brasileira”, comentou.
Ela lembrou da importância da aproximação com a comunidade. “Que não seja somente um processo de conhecimento pelo conhecimento, mas principalmente como estabelecer relações com a própria comunidade escolar para que este conhecimento se traduza numa melhoria de qualidade de vida, numa socialização de todos que vivem nesta comunidade”.
Ela também relembrou a relação existente entre o MEC e a Seed a respeito da necessidade de ampliar o tempo e os espaços escolares. “A Seed em parceria com o MEC reflete esta educação em tempo integral, por meio do Mais Educação, mas ao mesmo tempo não se está apenas traduzindo a proposta do ministério, mas também adequando esta proposta às diretrizes da secretaria dentro da sua política de currículo escolar”.
Estiveram presentes também na reunião o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes Miranda; o coordenador Ademir Pinhelli Mendes da Coordenação de Integração de Atividades Curriculares (Ciac) e a chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira.
Mais Educação – Sendo de iniciativa do Governo Federal e instituído em abril de 2007, o programa Mais Educação tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, em consonância com o projeto pedagógico das unidades de ensino, ampliando além do tempo, espaços e oportunidades. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.
No primeiro momento, o programa se destina às capitais, regiões metropolitanas, cidades com mais de 200 mil habitantes e às escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é atender 1,8 milhão de alunos do ensino fundamental. O MEC investe no mínimo cerca de R$ 70 milhões neste ano para ampliar as atividades em 5 mil escolas. Para o biênio 2008/2009 o investimento do Ministério da Educação no programa das escolas paranaenses é de R$ 1,3 milhão.
Estão envolvidos os Ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Ciência e Tecnologia (MCT), Esporte(ME), Meio Ambiente (MMA), Cultura (MINC) e a Secretaria Nacional de Juventude. No Paraná, o Mais Educação foi integrado ao Programa Viva a Escola, implantado em 18 escolas e atendendo, no ano passado, cerca de 2 mil alunos. Para este ano, o número de instituições de ensino chega a 31.
Para o coordenador Ademir Pinhelli Mendes da Coordenação de Integração de Atividades Curriculares (Ciac), o Mais Educação qualifica propostas e projetos para que futuramente o MEC amplie a implantação do programa. “É preciso desenvolver experiências positivas de educação em tempo integral, em parceria entre Estado e municípios, para que em 2010 se amplie a jornada escolar”, afirmou.
“Para a implantação do programa nas escolas é preciso uma adaptação do espaço físico, recursos financeiros, profissionais capacitados e a elaboração de propostas pedagógicas”. Mendes ressaltou que a proposta pedagógica foi adequada ao Programa Viva a Escola no Paraná. “A proposta pedagógica do Mais Educação é vinculada ao currículo escolar como complementação curricular”, explica o coordenador.
Mendes ainda destacou os reflexos que o programa pode causar nas práticas pedagógicas. “Em termos quantitativos (o programa) ainda é pequeno diante da realidade estadual, mas em termos qualitativos é enorme, porque o maior tempo do aluno com a escola, maior é o vínculo com professores e colegas”, contou.