Reuniões avaliam trabalhos das equipes multidisciplinares 25/11/2016 - 09:57
Os coordenadores das equipes multidisciplinares que atuam nas escolas estaduais de nove municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu participaram nesta quinta-feira (24), em Foz do Iguaçu, da avaliação das ações realizadas durante o ano para garantir o ensino de conteúdos relacionados às culturas africana, afrobrasileira e indígena. O evento é uma realização da regional de ensino e envolveu cerca de 80 coordenadores.
“A Secretaria da Educação orientou que ao longo desta semana (21 a 25 de novembro) os nossos Núcleos Regionais de Educação e as nossas escolas realizassem encontros de avaliação e de reflexão sobre os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes multidisciplinares nas escolas”, explicou a chefe do Departamento da Diversidade, Marise Ritzmann.
As atividades incluíram exposição de cartazes, telas, fotografias, artesanato, bonecas abayomi (feitas de tecido), apresentações artísticas e culturais, além de palestras com representantes da Secretaria da Educação, do Núcleo Regional e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
No Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em Foz do Iguaçu, a avaliação foi positiva. “Conseguimos envolver, com o apoio dos professores, toda a comunidade escolar de uma maneira ampla. Alunos e familiares passaram a participar dos encontros como convidados e auxiliaram na realização das atividades”, contou a pedagoga Cleuza Rengao.
Houve mudanças positivas também no Colégio Estadual Arnaldo Busatto, em Foz. “Precisamos de formação e conhecimento para que as mudanças aconteçam. Sem formação, reproduzimos o discurso preconceituoso. As equipes multidisciplinares buscam a valorização do negro e do indígena”, disse Jamili de Lima, funcionária e coordenadora da equipe na escola.
Ela ressaltou que os resultados só surgem se existir empenho e comprometimento por parte da comunidade escolar. “O combate ao preconceito e à discriminação é a cada momento. Temos que entender que esses sujeitos são pessoas que precisam ter os seus direitos respeitados”, comentou Jamili.
O foco principal no Colégio Estadual Costa e silva, em Itaipulândia, é mostrar de forma positiva história dos negros e indígenas no Brasil. “Promovemos diversas atividades para transmitir aos alunos a que esses povos contribuíram de maneira fundamental para a formação da sociedade brasileira”, destacou o pedagogo Celso Balzan.
EQUIPES MULTIDISCIPLINARES – As equipes multidisciplinares foram criadas nas escolas estaduais do Paraná para garantir o cumprimentos da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que estabelecem a inclusão no currículo das redes de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura afrobrasileira e indígena.