SEED divulga cursos de gestão do PAR 27/09/2011 - 18:01

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) divulga nesta terça-feira (27) informações para o preenchimento de cadastro dos cursos de especialização oferecidos pela Escola de Gestores do Plano de Ação Articulada (PAR) nos próximos dois anos, 2012 e 2013. Podem participar diretores e vice-diretores, no máximo dois por escola pública da educação básica, integrantes dos sistemas de ensino estadual e municipal. Interessados devem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação que atende sua escola.

O curso é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; e projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

O curso é operado numa estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas de ensino superior (Ipes) que integram os estados federados do país, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A avaliação será a distância e presencial, na participação no projeto vivencial e na elaboração de trabalho de conclusão de curso. A certificação obedecerá às normas da universidade sede do curso.

No momento de cadastramento dos candidatos no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), a Secretaria de Educação poderá inserir até duas vezes o número total de vagas disponibilizadas, uma vez que nem todos os inscritos cumprirão os requisitos mínimos (ser funcionário efetivo, possuir curso superior e encontrar-se em exercício na função) e ainda precisarão submeter-se ao processo seletivo das universidades.

O candidato precisa estar em exercício efetivo na rede pública, estadual ou municipal, não sendo permitida a participação de profissionais fora das escolas. Neste caso, as inscrições serão automaticamente canceladas na fase de análise pelo MEC.

É permitida a inscrição de um candidato por escola, que pode ser o diretor ou diretor auxiliar, no caso do Curso de Gestão Escolar, ou um membro da Equipe Pedagógica que exerça a função de coordenador pedagógico ou similar.

Depois de enviar para pré-análise do MEC, as secretarias e os candidatos devem aguardar o comunicado do ministério informando quais as inscrições pré-selecionadas e para quais universidades os nomes foram enviados.

Após a pré-seleção, o candidato deve aguardar um comunicado da respectiva universidade, informando se e quando poderá ofertar os cursos e o cronograma estimado.