SEED e MEC se reúnem para resolver caso Iesde/Vizivali 17/08/2010 - 11:26
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), junto ao Ministério da Educação (MEC), discutiram ontem (16), em reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente, a implementação da política de formação inicial e continuada dos professores do estado. No Paraná, a maior demanda é pela primeira licenciatura, demanda esta que surge do Plano de Desenvolvimento Educacional e principalmente de professores com problemas de reconhecimento de diploma das séries iniciais, no caso Iesde/Vizivali.
Há muitos anos nós estávamos fazendo diligências junto ao MEC para resolver o problema de cerca de 30 mil professores e não professores que haviam cursado este programa da Iesde/Vizivali. Agora, tivemos felizmente um parecer do Conselho Nacional de Educação que as universidades assumissem um programa especial e excepcional, ou seja, para resolver a situação destes professores que foram lesados por essas instituições, com a possibilidade de fazer um curso de aproveitamento de 1300 horas em licenciatura plena de pedagogia”, conta a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde.
A Secretaria de Educação do Paraná, o secretário de Ensino Superior do estado e as universidades públicas do Paraná estão de parabéns. Acho que esse é um momento histórico, pois estamos falando de todas as universidades e institutos de educação superior do estado, junto com o governo do estado, com o MEC, com o Conselho Nacional de Educação, caminhando juntos para resolver um problema gravíssimo, que aflige o estado há muitos anos. É um dia a se comemorar, não apenas por termos equacionado o problema, como pela demonstração de civilidade das instituições se unirem e juntarem recursos para atender a todos esses alunos”, explica o secretário de Educação a Distancia do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.
Também estiveram presentes representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR); da União nacional dos Conselheiros Municipais de Educação do Paraná (Uncme-PR); todas as instituições públicas de Ensino Superior do Paraná e do Conselho Estadual de Educação. Pela Seed, estiveram presentes a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) e a Superintendência da Educação (Sued) e pelo MEC, o coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa e o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.
INTEGRAÇÃO – O Fórum é uma das estratégias do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que tem por objetivo fazer a articulação entre as universidades, a rede estadual e a municipal, com a meta de organizar a formação inicial e a formação continuada dos professores, buscando um sistema nacional integrado.
Os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente são espaços criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A política foi implantada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto 6.755.
O que se pretende é, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, articular ações, otimizar recursos e potencializar esforços que contribuam na formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. O trabalho desenvolvido é coordenado pelas Secretarias de Educação estaduais.
PARFOR – Lançado em maio de 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e também com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. O programa pretende formar 330 mil professores que já atuam na educação básica sem licenciatura. Para acessar o sítio do Parfor: www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.
Há muitos anos nós estávamos fazendo diligências junto ao MEC para resolver o problema de cerca de 30 mil professores e não professores que haviam cursado este programa da Iesde/Vizivali. Agora, tivemos felizmente um parecer do Conselho Nacional de Educação que as universidades assumissem um programa especial e excepcional, ou seja, para resolver a situação destes professores que foram lesados por essas instituições, com a possibilidade de fazer um curso de aproveitamento de 1300 horas em licenciatura plena de pedagogia”, conta a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde.
A Secretaria de Educação do Paraná, o secretário de Ensino Superior do estado e as universidades públicas do Paraná estão de parabéns. Acho que esse é um momento histórico, pois estamos falando de todas as universidades e institutos de educação superior do estado, junto com o governo do estado, com o MEC, com o Conselho Nacional de Educação, caminhando juntos para resolver um problema gravíssimo, que aflige o estado há muitos anos. É um dia a se comemorar, não apenas por termos equacionado o problema, como pela demonstração de civilidade das instituições se unirem e juntarem recursos para atender a todos esses alunos”, explica o secretário de Educação a Distancia do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.
Também estiveram presentes representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR); da União nacional dos Conselheiros Municipais de Educação do Paraná (Uncme-PR); todas as instituições públicas de Ensino Superior do Paraná e do Conselho Estadual de Educação. Pela Seed, estiveram presentes a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) e a Superintendência da Educação (Sued) e pelo MEC, o coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa e o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.
INTEGRAÇÃO – O Fórum é uma das estratégias do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que tem por objetivo fazer a articulação entre as universidades, a rede estadual e a municipal, com a meta de organizar a formação inicial e a formação continuada dos professores, buscando um sistema nacional integrado.
Os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente são espaços criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. A política foi implantada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto 6.755.
O que se pretende é, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, articular ações, otimizar recursos e potencializar esforços que contribuam na formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. O trabalho desenvolvido é coordenado pelas Secretarias de Educação estaduais.
PARFOR – Lançado em maio de 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e também com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. O programa pretende formar 330 mil professores que já atuam na educação básica sem licenciatura. Para acessar o sítio do Parfor: www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.