SEED e sindicato se reúnem em Curitiba 29/02/2012 - 16:40

Dirigentes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) se reuniram nessa quarta-feira (29), em Curitiba, com representantes da APP-Sindicato para discutir assuntos relacionados à pauta de reivindicações do magistério. As instituições têm se reunido frequentemente para indicar soluções às demandas existentes nas condições de trabalho dos profissionais da rede estadual de ensino. Entre os temas debatidos estavam hora-atividade, equiparação salarial, licenças, porte de escolas e recursos para educação.

O diálogo permanente tem resultado na valorização dos profissionais da educação. Em 2011, o governo do Paraná concedeu reajuste salarial de 5,91% para professores ativos e aposentados da rede estadual de ensino. O aumento faz parte do processo de equiparação da remuneração dos profissionais do magistério aos vencimentos básicos dos demais servidores do Estado que possuem nível superior. Os professores junto com os demais servidores públicos estaduais também receberam reajuste salarial de 6,5%. Com a soma, o aumento chega a 12,79% nos vencimentos.

Reuniões entre SEED e sindicato acontecem com frequência e buscam entendimento sobre demandas nas condições de trabalho dos profissionais da rede estadual de ensino.

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria

Ainda houve o chamamento e a contratação, em apenas um ano, de 17.526 profissionais concursados. No início de 2012, foram nomeados, 9.516 professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. Em maio do ano passado, 4.265 agentes educacionais foram contratados e, em janeiro de 2011, tomaram posse, mais 3.745 professores.

Pela SEED, participaram da reunião o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; o diretor geral, Jorge Werkerlin; a superintendente da Educação, Meroujy Cavet; o chefe de gabinete, Cilos Vargas, e a assessora do Grupo de Recursos Humanos Setorial, Graziele Andriola. Estiveram presentes pelo sindicato a presidente, Marlei Fernandes, o secretário de finanças, Miguel Baez, a secretária de formação política sindical, Isabel Zöllner e o secretário de imprensa e divulgação, Luiz Carlos Paixão.

GALERIA DE IMAGENS