SEED participa de encontro do Programa do Livro Didático 16/03/2012 - 09:50
O diretor geral da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Jorge Wekerlin, esteve presente na abertura do 13º Encontro Nacional do Programa do Livro (PNLD), em Curitiba, na terça-feira (13). O evento, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), acontece até sexta-feira (16) e objetiva discutir, avaliar e planejar ações para o PNLD e para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
Durante os quatro dias, gestores e técnicos avaliam os programas e discutem novas ações para aprimorá-los. Também serão apresentadas as iniciativas vencedoras do 1º Concurso Ações Inovadoras no Livro Didático, promovido pelo FNDE no segundo semestre de 2011. “Esse é o maior programa de distribuição de livros do mundo, e toda criança deve ter acesso a esses livros”, comentou Jorge Wekerlin.
O encontro conta com a participação de gestores municipais e estaduais de educação, representantes de escolas federais, membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de outros parceiros do FNDE, como integrantes das secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação. Participam também representantes do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e de órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Conheça os programas:
PNLD – O programa visa prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade. Atende também aos alunos da educação de jovens e adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.
PNBE – Por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência a escolas públicas de todo o país, o programa procura democratizar o acesso às fontes de informação, fomentar a leitura e formar alunos e professores leitores.