SEED participa de fórum da Diversidade Étnico-Racial 27/07/2012 - 12:59
A Secretária de Estado da Educação (SEED) participa do 9º Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná. A abertura do evento aconteceu nessa quarta-feira(25), em Maringá. Durante dois dias, cerca de 700 profissionais da educação das redes estadual, municipal de Maringá e região, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e representantes de movimentos sociais, discutem sobre a construção de uma educação inclusiva e sem racismo.
O tema do encontro é As Relações raciais no Trato Pedagógico da Diversidade, Visando uma Escola com Educação Cidadã. "O objetivo é contribuir no processo de formação dos educadores quanto às diferentes temáticas da educação das relações da diversidade étnico-racial valorizando a participação das populações negras e indígenas na construção das riquezas de nosso País, bem como de enfrentamento ao racismo e a todas as formas de discriminações no espaço escolar”, ressaltou Tânia Lopes, coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Étnico-racial, da SEED.
O evento é resultado dos esforços dos movimentos sociais, em conjunto com o Ministério da Educação, SEED, Prefeitura de Maringá e UEM. "A questão da educação é fundamental em todos os pontos. O Fórum foi pensado para refletirmos em uma educação cidadã, visando uma escola multiplicadora de saberes.", disse Marivânia Conceição de Araujo, professora da UEM.
"O Fórum é uma conquista, uma união que chega na hora certa, pois estamos em era de paz. Todo esse processo é como se cada ser humano colocasse uma pedra sem críticas ou falhas, na construção de um mundo melhor", comentou Mãe Lurdes, representante da religião de matriz africana.
Serão realizadas palestras e oficinas com plenárias sobre diversos temas e áreas da diversidade étnico-racial. Esses temas estão presentes no processo de ensino aprendizagem que desenvolvido em sala de aula. "Trabalho com os alunos a aceitação da diversidade cultural, tão presente no ambiente escolar, utilizo vários recursos na apresentação de conceitos, pois só assim conseguiremos uma harmonia entre os seres humanos", ressaltou a professora Lourdes Leonário do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá.
A solenidade de abertura contou com a presença de Maria Inês Teixeira Barbosa, chefe do NRE de Maringá; Luciane Vanessa Fagundes, diretora do Departamento da Diversidade da SEED; Edith Dias, secretária da Educação de Maringá; John Land Cart, representante do MEC; e Celso José dos Santos, responsável pelos Fóruns Permanentes no Paraná.