SEED promove capacitação do sistema Pergamum 16/04/2012 - 17:00
A Secretaria de Estado da Educação iniciou os trabalhos, nessa segunda-feira (16), em Curitiba, do curso do Sistema Pergamum para representantes dos 32 Núcleos Regionais do Paraná. O evento repassa informações sobre utilização dos recursos do sistema que servirá de suporte para a Rede de Bibliotecas do Estado do Paraná.
A proposta busca fortalecer o papel das bibliotecas nas escolas. “Buscamos ações firmes de capacitação em relação ao sistema para criarmos multiplicadores dentro dos núcleos e escolas. O próximo passo é inaugurar este sistema em 500 escolas no Paraná”, disse Meroujy Cavet, superintendente da Educação.
Até a próxima sexta-feira (20), os técnicos das regionais receberão informações do sistema, com o qual poderão desenvolver e adotar metodologias e padrões comuns que facilitem a importação e exportação de dados das bibliotecas entre as escolas. Ainda podem discutir e desenvolver trabalhos coletivos, possibilitando trazerem idéias e elementos que beneficie a rede de bibliotecas.
A SEED também ofertará curso a distância para uso deste instrumento. “Criamos ferramentas para atingir o maior número de escolas possíveis. O princípio básico é transformar a biblioteca em um espaço cultural, onde os alunos respirem informação e cultura”, ressaltou Rene Wagner Ramos, coordenador de Pesquisas Educacionais da Secretaria.
BIBLIOTECAS ESCOLARES - A criação do Sistema de Bibliotecas Escolares Públicas tem por objetivo a universalização das bibliotecas ativas nas escolas dos 399 municípios paranaenses, favorecendo assim práticas de leitura, garantindo a professores, estudantes e comunidade o acesso a informação de qualidade.
SISTEMA - Rede Pergamum é constituída pelas instituições usuárias do software Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação.