SEED realiza reunião-piloto para matrículas 03/10/2011 - 17:00

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu nesta segunda-feira (03), em Paranaguá, a reunião piloto para o Processo de Matrícula 2012. Participaram do encontro cerca de 130 pessoas entre diretores e secretários de escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Paranaguá, além de representantes das Secretarias de Educação de Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná e Guaraquaçaba.

A reunião é uma prévia dos que será feito em todos os Núcleos Regionais de Educação até o início de novembro. “O objetivo orientar a comunidade escolar para o direcionamento das matrículas para o ano letivo de 2012”, explicou Cibele Lacerda, diretora do Departamento de Legislação Escolar. As informações resultantes do encontro serão analisadas para inserir nos sistemas de gerenciamento de matrículas.

Segundo a diretora Lucimar Nascimento Rodrigues, do Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista, em Paranaguá, a discussão realizada no encontro serve para prever o atendimento nas escolas no ano que vem. “É muito importante este momento para evitarmos eventuais transtornos que acontecem com o início das aulas, principalmente a falta de vagas”, disse.

Também serão temas do encontro a proposta de ensino de 9 anos. A partir de 2012, aos alunos que saem do último ano das séries iniciais são matriculados no 6° ano – antiga 5ª série - nas escolas estaduais. “Com os esclarecimentos sobre esta nova proposta, poderemos dar tranquilidade às famílias dos alunos”, relatou Patrícia Millo Marcomini, diretora do Colégio Estadual Sully da Rosa Vilarinho, em Pontal do Paraná.

AVANÇOS - A reunião também propõe o diálogo para implementação do processo de matrícula. “É preciso ouvir os municípios e as escolas, atender as suas especificidades para tornar o processo de matrícula mais flexível e ágil”, comentou Meroujy Cavet, superintendente de Educação.

Ela ainda lembrou que o trabalho realizado no processo de matrículas garante ouros benefícios à comunidade escolar. “Com o número adequado de matrículas podemos prever a otimização dos espaços dentro das escolas promover atividades em contraturno”, exemplificou a superintendente.

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