SUED recebe deputados da Comissão da Educação 30/09/2015 - 15:00

A superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, recebeu deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, representantes do sindicato dos professores e educadores na manhã desta quarta-feira (30), para conversar sobre demandas relativas a junções de turmas, Educação de Jovens e Adultos, entre outros temas. A superintendente se comprometeu a encaminhar as demandas às áreas técnicas.

Em relação a informações relativas a encerramento de unidades, a superintendente esclareceu que este momento é de debate, e que qualquer decisão de junção de turmas ou mudança de unidade escolar deve ser debatida antes com a comunidade. “O que existem são estudos técnicos que apontam maior ou menor ocupação em determinadas unidades. Com base nisso, é feito um redimensionamento, mas sempre mediante diálogo com o município e a população local”, explicou Fabiana Campos. Nas cidades onde for necessário, a Secretaria promoverá o chamamento da comunidade, com vistas à busca ativa dos estudantes que estão fora da escola e fortalecimento da comunidade escolar.

HISTÓRICO - Todos os anos, a Diretoria de Informação e Planejamento realiza levantamento e estudos com vistas a otimizações de turmas nas instituições de ensino que apresentem redução no número de alunos, na mesma série/ano. É o que está sendo feito neste momento. Cabe destacar que, a pedido dos chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e prefeitos municipais, a Secretaria de Estado da Educação está avaliando as argumentações locais.

A Resolução nº. 4527/2011 - GS/SEED, que define o número de alunos por turma na rede estadual, prevê que no 9º ano as turmas serão compostas com 30 a 35 alunos, enquanto no Ensino Médio as turmas serão compostas com 35 a 40 alunos.

GALERIA DE IMAGENS