Sala de Recursos Multifuncional é tema de reunião técnica em Toledo 22/03/2012 - 17:30

O setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo realizou, nesta quarta-feira (21), no auditório do Senac, em Toledo, um encontro com cerca de 30 professores que atuam em salas de Recurso Multifuncional para repasse de orientações pedagógicas e referentes à Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, procedimento realizado pelos pedagogos e professores da sala de recursos que identifica alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidade de atendimento especial.
 

O setor de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo realizou, nesta quarta-feira (21), no auditório do Senac, em Toledo, um encontro com cerca de 30 professores que atuam em salas de Recurso Multifuncional para repasse de orientações pedagógicas e referentes à Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, procedimento realizado pelos pedagogos e professores da sala de recursos que identifica alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidade de atendimento especial.

 

Foto: NRE Toledo


De acordo com a assessora do setor de Educação Especial do NRE, Maria Helena Garicoix, encontros com os professores de salas de recursos são realizados anualmente. “A cada ano temos professores novos assumindo a função, que necessitam de orientações”, explicou. Segundo ela, o envolvimento de gestores e equipes pedagógicas no funcionamento da sala de recursos é essencial para que a inclusão dos alunos aconteça de fato.

No final de 2011, houve ampliação do atendimento: as salas de recursos, que antes atendiam apenas aos casos de deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, passam a atender também alunos com deficiências físicas neuromotoras. Também foi dado início ao atendimento do alunado do ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos.

No Paraná funcionam 1.386 salas de recursos em escolas estaduais. Segundo Eliete Cristina Berti Zamproni, técnica pedagógica do Departamento de Educação Especial e Inclusão (DEEIN), da Secretaria de Estado da Educação, houve um crescimento de mais de 7% em relação a dezembro do ano passado. “Em três meses, passaram a existir mais 97 salas de recursos multifuncional em escolas da rede estatual. A meta é que até o final dessa gestão haja ao menos uma sala por escola”, afirmou. Eliete comentou ainda que o índice de requisições para implantar essas salas em Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) vem aumentando.

Cada sala pode ter, no máximo, 20 alunos, atendidos por professor especialista em Educação Especial. O atendimento é realizado em período contrário ao que o aluno está matriculado e deve haver suporte necessário às necessidades educacionais especiais com vistas a favorecer o acesso do aluno ao conhecimento. O atendimento pedagógico ocorre de duas a quatro vezes por semana, não ultrapassando duas horas-aula diárias.

Para solicitar autorização de funcionamento de Sala de Recurso Multifuncional Tipo 1, a direção da escola deverá protocolar, em qualquer época do ano, documentação no NRE responsável pelo município, que a encaminhará ao DEEIN para liberação.

Outras reuniões - No início deste mês, o NRE também promoveu uma reunião técnica com representantes das secretarias municipais de Educação de 15 municípios da área de abrangência da Regional para repasse de orientações referentes ao funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional. Outras duas reuniões técnicas envolvendo diretores e pedagogos foram realizadas nos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon.

 

 

 

 

No início deste mês, o NRE também promoveu uma reunião técnica com representantes das secretarias municipais de Educação de 15 municípios da área de abrangência da Regional para repasse de orientações referentes ao funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional.

 

Foto: NRE Toledo


Na ocasião, foram discutidas as instruções normativas nº 16/2011, que altera a nomenclatura da Sala de Recursos para Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 na Educação Básica e estabelece critérios para o atendimento educacional especializado, e a nº 14/2011, que expande o atendimento para alunos de Educação de Jovens e Adultos.

Sala de Recursos Multifuncional - Serviço de apoio especializado, de natureza pedagógica, que complementa o atendimento educacional realizado em classes comuns da Educação Básica e é destinado a alunos com deficiência intelectual, física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento (autismo clássico, síndromes de Asperger e de Rett, psicose, entre outors transtornos inavsivos) ou transtornos funcionais específicos, que envolve distúrbios de aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia) e transtornos do deficit de atenção e hiperatividade.

Para a professora Silvana Cordeiro dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo, “a sala de recursos é um trabalho lento, mas que traz grande desenvolvimento para os alunos, contribuindo para a autonomia e a in

 

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