Secretaria calcula porte das escolas para 2014 25/02/2014 - 16:00
A Secretaria da Educação determina o número de funcionários, pedagogos e gestores de cada escola depois de finalizada as informações como número de matrículas, o chamado porte da escola. Esse processo acontece automaticamente, através do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), alimentado com informações pelos próprios estabelecimentos de ensino.
Em 2014, atendendo a solicitações de diretores, a Secretaria da Educação começou a calcular o porte das escolas em dois momentos diferentes. O primeiro em 7 de fevereiro, antes do início das aulas e apenas com as matrículas efetivas até essa data, e o segundo em 25 de fevereiro, desta vez com todas as matrículas registradas, incluindo o ensino regular e as atividades de contraturno.
“Em anos anteriores o porte era rodado no final de fevereiro ou até mesmo em março, atrasando a disponibilização de servidores necessários para manter a escola” explica Graziele Andriola, chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria.
A mudança é reflexo de sugestões e conversas com os diretores das escolas da rede estadual de educação, e um esforço para melhor atender as unidades. “Caso, mesmo após os ajustes, a demanda não esteja atendendo as necessidades do estabelecimento de ensino, a direção da escola deve entrar em contato com o seu Núcleo Regional de Educação, e este encaminhará a solicitação à SEED para avaliar cada situação e verificar a possibilidade de atendimento”, explica Graziele.