Secretaria conhece experiências americanas no ensino médio 02/02/2016 - 13:54

Tornar a escola atrativa para o estudante. Esse também é o foco e o desafio das instituições de ensino médio de Nova York, assim como no Paraná. A avaliação é da secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, e da superintendente da Educação, Fabiana Campos, que retornaram de uma missão internacional nos Estados Unidos, realizada ao longo da semana passada. A missão “Educação para o Século XXI: preparando estudantes do ensino médio para um futuro promissor”, composta por representantes de vários estados, foi organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed).

“Eles têm uma preocupação muito grande com a empregabilidade. Portanto, a formação dos jovens já prevê formação técnica, para que ele tenha mais chances de obter uma colocação no mercado”, avaliou a secretária. “O modelo deles é diferente do nosso, o município é responsável pelo ensino médio, e cada localidade trabalha com foco no que a economia da região necessita. Um dos exemplos é a Harbor School, onde os adolescentes aprendem sobre barcos e cultivo de peixes e ostras, complementou a superintendente.

A secretária destacou que o ensino técnico é também um grande foco de atenção no Paraná. “Aqui investimos nos Centros Estaduais de Educação Profissional. Os jovens podem tanto cursar junto com as disciplinas da grade normal como fazer o chamado subseqüente, após terem a formação do médio. É uma maneira de conseguir qualificação e assim obter melhores remunerações no mercado de trabalho”, disse Ana Seres.

Nessa linha, o Governo do Estado já concluiu e entregou nove Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), que abrangem todas as regiões do Estado. Outras cinco unidades estão em fase de construção. O projeto para a construção do CEEP de Diamante do Norte está em estudo.

Durante a viagem, as representantes do Paraná participaram de diversas reuniões e visitas técnicas, na cidade de Nova York, incluindo a Academia de Ciências de Nova York, o Departamento de Educação (equivalente à secretaria municipal da área), a Harbor School e uma ONG. “Nossa visita foi basicamente pedagógica, e muito produtiva. Vamos repassar tudo aos demais integrantes do Consed”, explicou a secretária.

Sistema STEM – As representantes do Paraná conheceram iniciativas de estímulo ao estudo de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A secretária e a superintendente destacaram o sistema STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), utilizado em escolas da região. “O estudante tem que aprender manuseando, tem que solucionar problemas por si mesmo, inclusive apontando sugestões de solução para problemas locais”, esclareceu a secretária.

Ana Seres frisou a importância da troca de experiências. “Conhecer outras realidades e a maneira como outros estados e países abordam as especificidades do ensino médio nos ajuda a aperfeiçoar cada vez mais o atendimento aos nossos estudantes”, comentou.

GALERIA DE IMAGENS