Secretaria da Educação lança material didático para EJA Fase I 27/04/2009 - 17:56
A Secretaria da Educação (Seed) promove, por meio do Departamento de Educação e Trabalho (DET), o Seminário de Formação de Educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I. O evento acontece nesta terça (28) e quarta-feira (29), no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. São 650 participantes entre secretários municipais de Educação, coordenadores e educadores da EJA. O objetivo é apresentar e disponibilizar o material didático de apoio criado para esta modalidade de ensino.
Sandra Garcia, chefe do DET, lembra que o material é mais uma ferramenta para a educação de jovens e adultos. “É uma contribuição da Secretaria da Educação, que disponibiliza mais um instrumento pedagógico que auxiliará alunos e professores”.
A Fase I da EJA equivale ao ensino de 1ª à 4ª séries, por isso, o interesse da Seed em apoiar esta modalidade de ensino, que cabe aos municípios, uma vez que o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos e a EJA Fase II, que corresponde da 5ª à 8ª séries, são responsabilidade do Estado. “A Fase I é um processo formativo que está incluída desde o Paraná Alfabetizado até a Fase II, exigindo uma ação articulada para que o aluno obtenha êxito”, explicou.
Garcia ainda afirma que este material didático é de domínio público, podendo ser reproduzido os conteúdos desde que seja citada a fonte, e que além dos livros e cd’s, também será disponibilizado no sítio do DET no portal da Seed. Na abertura do seminário, também estará disponível o material didático do Programa Paraná Alfabetizado, o Dedo de Prosa.
O material didático foi organizado em dois volumes: um do educando e outro para o educador. Foram publicados 35 mil cadernos de apoio para os educandos e 1,2 mil cadernos que apresentam roteiros para o trabalho pedagógico aos educadores. Ainda foram produzidos 1,2 mil cd’s com o conteúdo para os estudantes e a mesma quantidade direcionada aos professores. O investimento foi próximo a R$ 150 mil. As áreas do conhecimento contempladas compõem matriz curricular da EJA Fase I: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza (História, Geografia e Ciências).
No seminário também acontecem palestras sobre o ensino das disciplinas, discussões sobre as áreas de conhecimento e relatos de experiências da EJA Fase I; além da apresentação do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), que será disponibilizado aos municípios paranaenses que ofertam esta modalidade de ensino.
Proposta Pedagógica - Desde 2006, a Seed definiu como uma das prioridades o processo de escolarização de jovens, adultos e idosos. A Coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Seed, responsável pela elaboração do material didático, é formada pelas técnicas-pedagógicas Dulce Pazinato Casarin, Jane Cleide Alves Hir, Reni Aparecida Estácio de Paula e Roseane de Araújo Silva. Segundo eles, o material é necessário porque atende a alguns princípios defendidos pela educação do Estado, como o respeito à experiência do educando e a diversidade sócio-cultural, o mundo do trabalho e a não-infantilização dos conteúdos.
A proposta contempla de forma interdisciplinar as três áreas do conhecimento e não possui uma linearidade das atividades, proporcionando aos professores a possibilidade de começar por qualquer conteúdo, dependendo da realidade do educando, assim, o material permite várias leituras e abordagens.
Outro ponto importante é a abordagem dialógica apresentada e os espaços para anotações. Destaca-se que durante o período de produção do material, ocorreu à contribuição de professores por meio das reuniões de formação continuada. Desta forma, a equipe acredita que o material contribui para a formação de cidadãos críticos, solidários e participativos, uma vez que valoriza o pensamento coletivo, a reflexão sobre a realidade e a ampliação do conhecimento por parte do educando.
Sandra Garcia, chefe do DET, lembra que o material é mais uma ferramenta para a educação de jovens e adultos. “É uma contribuição da Secretaria da Educação, que disponibiliza mais um instrumento pedagógico que auxiliará alunos e professores”.
A Fase I da EJA equivale ao ensino de 1ª à 4ª séries, por isso, o interesse da Seed em apoiar esta modalidade de ensino, que cabe aos municípios, uma vez que o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos e a EJA Fase II, que corresponde da 5ª à 8ª séries, são responsabilidade do Estado. “A Fase I é um processo formativo que está incluída desde o Paraná Alfabetizado até a Fase II, exigindo uma ação articulada para que o aluno obtenha êxito”, explicou.
Garcia ainda afirma que este material didático é de domínio público, podendo ser reproduzido os conteúdos desde que seja citada a fonte, e que além dos livros e cd’s, também será disponibilizado no sítio do DET no portal da Seed. Na abertura do seminário, também estará disponível o material didático do Programa Paraná Alfabetizado, o Dedo de Prosa.
O material didático foi organizado em dois volumes: um do educando e outro para o educador. Foram publicados 35 mil cadernos de apoio para os educandos e 1,2 mil cadernos que apresentam roteiros para o trabalho pedagógico aos educadores. Ainda foram produzidos 1,2 mil cd’s com o conteúdo para os estudantes e a mesma quantidade direcionada aos professores. O investimento foi próximo a R$ 150 mil. As áreas do conhecimento contempladas compõem matriz curricular da EJA Fase I: Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza (História, Geografia e Ciências).
No seminário também acontecem palestras sobre o ensino das disciplinas, discussões sobre as áreas de conhecimento e relatos de experiências da EJA Fase I; além da apresentação do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), que será disponibilizado aos municípios paranaenses que ofertam esta modalidade de ensino.
Proposta Pedagógica - Desde 2006, a Seed definiu como uma das prioridades o processo de escolarização de jovens, adultos e idosos. A Coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Seed, responsável pela elaboração do material didático, é formada pelas técnicas-pedagógicas Dulce Pazinato Casarin, Jane Cleide Alves Hir, Reni Aparecida Estácio de Paula e Roseane de Araújo Silva. Segundo eles, o material é necessário porque atende a alguns princípios defendidos pela educação do Estado, como o respeito à experiência do educando e a diversidade sócio-cultural, o mundo do trabalho e a não-infantilização dos conteúdos.
A proposta contempla de forma interdisciplinar as três áreas do conhecimento e não possui uma linearidade das atividades, proporcionando aos professores a possibilidade de começar por qualquer conteúdo, dependendo da realidade do educando, assim, o material permite várias leituras e abordagens.
Outro ponto importante é a abordagem dialógica apresentada e os espaços para anotações. Destaca-se que durante o período de produção do material, ocorreu à contribuição de professores por meio das reuniões de formação continuada. Desta forma, a equipe acredita que o material contribui para a formação de cidadãos críticos, solidários e participativos, uma vez que valoriza o pensamento coletivo, a reflexão sobre a realidade e a ampliação do conhecimento por parte do educando.