Secretaria da Educação lança plano de atendimento personalizado para as escolas 07/08/2013 - 17:00
As escolas da rede estadual do Paraná terão atendimento personalizado da Secretaria de Estado da Educação para suporte pedagógico. O Plano de Atendimento Descentralizado (PAD) começa a ser aplicado já no segundo semestre e ajudará as escolas a resolverem demandas específicas do aprendizado dos alunos.
Com PAD, a Secretaria vai acompanhar e assessorar de maneira individual e contínua cada uma das 2,2 escolas, mas garantindo a autonomia delas. “Não podemos trabalhar de forma generalizada, tendo realidades tão diferenciadas em todo o Paraná. Precisamos respeitar essas diferenças e ajudar a resolver problemas que nem sempre são comuns a todas as escolas”, diz a superintendente de Educação, Eliane Rocha.
O ponto de partida do PAD é o Plano de Ação das escolas, elaborados pela comunidade escolar durante a Semana Pedagógica, em fevereiro. Para a execução do plano foi criado na Secretaria um Grupo de Articulação e Acompanhamento Estadual composto por 32 técnicos responsáveis por orientar as regionais. Nos Núcleos Regionais de Educação foram montados os Grupos de Articulação e Acompanhamento Regionais, que farão o atendimento dentro das escolas.
Cada técnico do Grupo Regional será responsável direto por, no máximo, cinco escolas, e fará contato semanal com elas para acompanhar as ações. “O técnico será uma espécie de padrinho da escola que vai ajudá-la a encontrar respostas para superar as dificuldades e garantir que aprendizagem do aluno aconteça de maneira adequada”, afirma Eliane.
O objetivo do PAD é contribuir para que os alunos tenham uma melhora na leitura, interpretação de textos e resolução de problemas que são a base para todas as disciplinas presentes nos currículos escolares. O atendimento busca também a diminuição das taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho.
Além dos dois Grupos de Articulação, a proposta envolverá também professores, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais, Mestres e Funcionários e a comunidade escolar na discussão das ações para ter um sucesso maior na obtenção dos resultados esperados.
Os indicadores com o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outras avaliações também foram considerados para a elaboração do plano.
REGIONAIS - O Núcleo Regional da Educação de Cascavel reuniu na semana passada os diretores e pedagogos de escolas estaduais atendidas pela regional para apresentar o Plano de Ações Descentralizadas. “Temos demandas especiais e realidades diferentes, e comungar nossas angústias com a equipe do Núcleo e receber apoio é um avanço. Vejo com bons olhos essa aproximação que se quer fazer entre escola, Núcleo e Secretaria. Caminharmos de mãos dadas é um passo importante para melhorarmos a educação”, falou a diretora do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Céu Azul, professora Liliane Blauth Baú.
Em Toledo, o PAD foi discutido durante a reunião de planejamento que aconteceu na regional de Educação na semana passada. “Será uma conversa, junto com a escola, um trabalho de apoio, buscando propostas e alternativas e socializando experiências positivas de outras escolas”, comentou a coordenadora pedagógica do Núcleo, Rosana Ossucci.
COMUNIDADE – A Escola Estadual do Campo Machado de Assis, em Tuneiras do Oeste, realizou reunião nessa terça-feira (6) para apresentar o PAD à comunidade. Estiveram presentes professores, funcionários, familiares, Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Patrulha Escolar, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal da Saúde e diretores de escolas municipais.
“O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do plano. A comunidade escolar precisa estar disposta a ajudar nesse trabalho”, comentou a chefe do Núcleo Regional da Educação de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy.
Os técnicos do Núcleo Regional de Educação já foram à escola para conhecerem melhor a realidade da escola e ajudarem na implantação do PAD. “Estamos pensando em projetos para enfrentar a evasão e que vão envolver as disciplinas e os nossos parceiros da Saúde, Patrulha Escolar e Conselho Tutelar”, explicou a diretora Tânia Brito.