Secretaria da Educação realiza encontro com diretores sobre a Prova Brasil 18/09/2009 - 17:07

O Paraná teve uma variação positiva em todos os níveis e etapas de ensino, em relação à nota (rendimento escolar) e fluxo escolar (aprovação de alunos), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2007. Para melhorar ainda mais estes índices este ano, o Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria da Educação (SEED) promoveu nesta quarta-feira (16), no Núcleo Regional de Educação de Curitiba, a reunião técnica com os diretores das escolas públicas da capital e de Paranaguá. O objetivo do encontro foi repassar as orientações sobre a aplicação da Prova Brasil neste ano.
A Prova Brasil é um dos fatores que determinam os indicadores do IDEB, cuja previsão é de ser realizada de 19 a 23 de outubro. Até o final do mês de setembro o DEB realiza reuniões para conversar com os professores das escolas que participam da Prova Brasil em todo o Paraná. Mary Lane Hutner, chefe do DEB explicou que a Prova Brasil é uma contribuição significativa que reflete o trabalho do diretor e da equipe pedagógica, além de promover a instituição.
“É uma avaliação externa que contribui ao trazer informações sistemáticas para que o gestor tome ações efetivas de superação e melhorias dos resultados apresentados. Ela traz o retrato de cada escola, e com este retrato é que se consegue pensar políticas educacionais efetivas”, disse. Houve também a entrega de um kit contendo material de apoio para a Prova Brasil. A necessidade da produção deste material para trazer a professores e alunos uma familiaridade com a avaliação.
Hutner lembrou que o Departamento vem acompanhando os resultados da Prova Brasil em 2005 e 2007, e que, após análises realizadas, observou-se que alguns professores e alunos desconheciam a importância da avaliação para a educação brasileira. “Muitas vezes o aluno não faz a prova porque desconhece o sistema de avaliação ou a forma de preenchimento do gabarito, para isso, este material traz condições para que a prova seja um sucesso no Paraná”, contou.
A diretora do Colégio Estadual do Paraná, Maria Madselva Ferreira Feiges, ressaltou que a Prova Brasil tem uma importância muito grande no sentido de faz a avaliação institucional da escola. “Isto permite avaliar o desempenho de alunos e professores na perspectiva do que acontece em sala de aula, tomando como referência a proposta pedagógica curricular”, explica. O colégio retomou no ano passado o ensino de 5ª a 8ª série.
Feiges comentou que as expectativas são boas em relação à realização da prova porque a escola está conseguindo realizar uma prática pedagógica de transformação na sala de aula, além dos alunos estarem animados. Istoé resultado de conversas realizadas anteriormente com os estudantes. “Inscrevemos a escola inteira na Olimpíada de Matemática, o que já trouxe a suscitação da importância da participação em avaliações, mas agora é a discussão específica da Prova Brasil”.
A diretora ainda falou que a produção do kit é uma contribuição em termo de política pública realizada pela Secretaria da Educação. “A entrega deste material é vai subsidiar mudanças da prática pedagógica nas escolas”, destacou. O kit da Prova Brasil foi desenvolvido pela SEED e é composto por um caderno impresso contendo questões de Língua Portuguesa e um caderno impresso contendo questões de Matemática.O caderno impresso apresenta questões somente dos Anos Finais (8ª série).
Há também um CD apresentando orientações gerais e modelos de provas de 4ª e 8ª séries O CD contém questões de 4ª e 8ª séries nos formatos PDF, em Power Point e em formato JPEG para ser passado na TV Multimídia. Este material também está disponível no sítio do DEB. A produção deste material objetiva complementar os estudos dos alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental com atividades que exploram conhecimentos linguísticos e matemáticos.


SÉRIES INICIAIS - O evento serviu ainda para oficializar a entrega aos diretores das escolas que ofertam as séries iniciais (1ª a 4ª séries) o Kit Pedagógico das Séries Iniciais. Serão cerca de 19,8 mil estudantes beneficiados com o material que auxilia em uma prática pedagógica mais lúdica. No Paraná, ainda existem sob a responsabilidade da SEED 106 escolas em 7 municípios (Arapongas, Cambará, Cambé, Curitiba, Londrina, Maringá e Umuarama).
Segundo Beatriz Cruz, diretora da Escola Estadual Maria Nicola, em Curitiba, o material vem contribuir para o desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula, principalmente porque para trabalhar com criança é preciso ser com jogos e brincadeiras. “Este material é fantástico porque trabalha Matemática e Português de uma maneira lúdica, trabalhando prazerosamente com as crianças, além das atividades recreativas, auxiliando no processo ensino aprendizagem”, explicou.
A escola já vem desenvolvendo um trabalhado em sala de aula com o kit há alguns meses, e o resultado poderá ser visto na internet. “Pretendemos inserir no sítio da escola as aulas que foram utilizadas com este material, inclusive as aulas de Educação Física e de Artes”, revelou a diretora.
O kit também é utilizado para que os alunos aprendam a cuidar do material de uso coletivo. “Sempre se procura colocar nas crianças o sentido de responsabilidade com o que é do outro, isto é cidadania”, falou Cruz.A diretora ainda contou que o material do kit não tem auxiliado apenas na sala de aula, mas também ajuda os alunos que participam em contraturno das aulas da sala de apoio e sala de recursos.
O kit é composto de 1 conjunto de fantoches família (negra, branca, oriental e indígena); 4 conjunto percurso de trânsito; 6 tábuas dinâmicas; 15 ábacos abertos; 2 baús criativos; 2 bandinhas rítmicas; 3 conjunto de sequências lógicas; 6 conjunto de círculos de frações; 1 centopéia ou túnel de pano; 4 conjunto baús pedagógicos.