Secretária da Educação recebe representantes do sindicato 20/11/2015 - 17:53
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, recebeu a direção do sindicato dos professores na tarde desta sexta-feira (20), em seu gabinete. Durante o encontro foram abordados temas de interesse da categoria, como progressões e promoções, o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), orçamento para 2016, vagas remanescentes de concurso e planejamento de turmas para o próximo ano.
Também participaram da reunião o diretor-geral da SEED, Edmundo da Veiga, as superintendentes Fabiana Campos (Educação) e Vanda Dolci Garcia (Desenvolvimento Educacional), além dos responsáveis pelos setores de orçamento e recursos humanos da SEED.
Durante o encontro a secretária informou que, em relação ao concurso público de 2013, já foram convocados, para avaliação médica, 344 candidatos para preenchimento das vagas remanescentes. Também será ofertado curso Pro Funcionário.
Outro assunto abordado foi o calendário escolar para 2016. Houve concordância em relação às datas. A distribuição de aulas será a partir de fevereiro e as aulas iniciam no dia 29 de fevereiro.
Em relação às progressões e promoções, a solicitação de pagamentos já foi encaminhada à Secretaria da Fazenda, e dependem da disponibilidade de recursos. O orçamento da educação para o próximo ano é de R$ 7,6 bilhões. A intenção da Secretaria é investir mais, na medida do possível, pois quase 90% do total do orçamento é destinado à folha de pagamentos.
Durante o encontro foi citado, ainda, que a próxima turma do PDE será em 2016. O PDE é um programa de formação continuada que tem como objetivo proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais.
Outro ponto da reunião foi o planejamento de matrículas para 2016. A superintendente da Desenvolvimento Educacional explicou que o levantamento já foi iniciado. A secretária Ana Seres reiterou que, por determinação do governador, estão suspensos os estudos específicos de reorganização da oferta de ensino nas unidades que funcionam em prédios alugados. Essas escolas continuam nos imóveis onde estão.