Secretaria da Educação reúne núcleos regionais para planejar semestre 06/07/2012 - 18:10

As ações da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre foram debatidas em reunião com os 32 chefes dos Núcleos Regionais de Educação encerrada nesta sexta-feira (6), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Temos muitos desafios ainda a serem superados e isso estimula a continuidade do nosso trabalho”, disse secretário da Educação, Flávio Arns.

Durante dois dias chefes regionais discutiram avanços e dificuldades e fizeram sugestões propostas. A melhoria contínua das ações pedagógicas faz parte do Plano de Metas da Secretaria. Vários programas estão sendo desenvolvidos e planejados para garantir a qualidade de ensino. “Estamos construindo com a comunidade escolar a melhoria do ensino em todo o Paraná”, destacou a superintendente da Educação, Meroujy Cavet.

Entre algumas estratégias estão a expansão gradativa da rede de bibliotecas escolares, o fortalecimento dos grêmios estudantis, a avaliação dos resultados das salas de apoio, a organização do ensino e elaboração do sistema estadual de avaliação. O superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye, explicou que, em infraestrutura, as escolas são atendidas de acordo com as prioridades e cronograma estabelecido. “No segundo semestre teremos obras em todas as regiões do Estado. São novas escolas, ampliações, reformas e novas salas de aula”.

Para a chefe do Núcleo de Londrina, Lúcia Cortez, a reunião foi importante porque foi pautada no diálogo. “Tivemos a oportunidade de ouvir, participar e sugerir melhorias. Com a participação de todos foi possível a troca de experiências e colaboração entre os participantes sobre os avanços e dificuldades das escolas de cada Núcleo”, disse.

PATRULHA ESCOLAR - O trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas ilícitas e enfrentamento à violência, realizado pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) nas escolas da rede estadual também foi apresentado durante o encontro. “No primeiro semestre, a Patrulha Escolar teve a oportunidade de participar da Semana Pedagógica e interagir com mais de 25 mil professores e posteriormente com 300 mil estudantes”, disse o comandante do batalhão Douglas Sabatini Dabul.

GALERIA DE IMAGENS