Secretaria debate educação ambiental na Ilha das Peças 13/12/2013 - 14:46

Diretores e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação estiveram reunidos nessa quinta-feira (12) no auditório da secretaria, em Curitiba, para discutir ações que levem o desenvolvimento social e econômico sustentável aliado à educação de qualidade para dentro da Ilha das Peças, no Litoral, e que garantam acesso a educação, saúde, esporte e lazer aliados ao desenvolvimento social e econômico.

Durante o encontro também foram debatidas vários temas entre eles a possibilidade de ampliar a oferta de cursos de especialização para os professores que atuam nas ilhas, cursos profissionalizantes aos alunos, além de fortalecer o papel dos grêmios estudantis oferecendo assim uma educação participativa e de qualidade para toda a região.

A reunião faz parte do programa Eco¬¬habitare Sistemas Sustentá¬veis desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação. “A escola tem que ser catalizadora e disseminadora dessas informações entre as ilhas para que todos tenham acesso a esse processo de desenvolvimento humano e ambiental”, lembra o coordenador, José Fernando Arns.

A parceria começou em 2012 tem como objetivo levar o desenvolvimento social a Ilha das Peças garantindo o desenvolvimento sustentável da região. “Nós estamos trabalhando para construí uma proposta que atenda a todos os moradores das ilhas, o que inclui cursos de especialização para os professores, ampliação da oferta de cursos técnicos e de iniciação científica para os alunos”, disse a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

A educação ambiental já é trabalhada em todas as disciplinas da grade curricular na rede estadual de ensino em todas as modalidades. Todas as escolas da rede estadual desenvolvem trabalhos que incentivam projetos que promovem ações de preservação do meio ambiente em todas as regiões do Estado.

GALERIA DE IMAGENS