Secretaria entrega celulares a diretores de escolas rurais 12/12/2012 - 17:30

A Secretaria de Estado da Educação está entregando telefones celulares para melhorar a comunicação com 279 escolas estaduais em áreas rurais, onde não há viabilidade técnica para instalação de telefonia fixa. A entrega simbólica foi feita nessa quarta-feira (12), em Piraquara, em encontro com chefes de Núcleos Regionais da Educação. Serão atendidas escolas do campo, indígenas e quilombolas.

O investimento na telefonia móvel vai melhorar a comunicação onde existe dificuldade por causa da distância e ou da falta de infraestrutura. A entrega dos aparelhos é resultado do mapeamento das localidades feito pela Secretaria. “A telefonia móvel trará um ganho de qualidade para o relacionamento com as escolas e facilitará o trabalho com a comunidade escolar nessas regiões”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

Os aparelhos serão entregues para 27 núcleos regionais de educação que irão repassá-los ao diretor de cada escola. Com os celulares, os trabalhos de gestão da infraestrutura, de pessoal e de recurso financeiros serão facilitados.

NOTEBOOKS - Engenheiros e arquitetos que atuam na Superintendência de Desenvolvimento Educacional e nos Núcleos Regionais de Educação vão receber computadores portáteis, para auxiliar na implantação de melhorias na parte física da rede de escolas estaduais, como reformas, ampliações e construção de novas unidades. Os equipamentos foram repassados aos chefes das regionais durante o encontro que está acontecendo na Vila da Cidadania, em Piraquara, reunindo todos os núcleos regionais da educação.

As melhorias envolvem reformas que compreende divisórias de salas, pinturas, conserto e troca de telhados, de instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade, dentre outras melhorias; ampliações de salas de aula, refeitórios, quadras de esportes, entre outros espaços; e construção de novas unidades para a ampliação da oferta da educação básica, incluindo a ampliação de Jornada Escolar e Educação em Tempo Integral.

Os 64 computadores foram doados à Secretaria de Estado da Educação pela Superintendência Regional da Receita Federal. Os primeiros 17 computadores vão para as regionais de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava, Irati, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória, Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul.

Na quinta-feira (13), serão entregues outros 21 computadores aos arquitetos e engenheiros civis que trabalham na Superintendência de Desenvolvimento Educacional. Os demais equipamentos serão repassados no ano que vem.

GALERIA DE IMAGENS