Secretaria investe na formação dos professores 04/05/2012 - 16:50

Construir a valorização de quem faz a educação do Paraná é prioridade do Governo do Estado. Desde 2011, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) tem investido em ações para a valorização e também aumentando possibilidades de formação aos educadores.

Até 2010, a SEED não possuía uma política de liberação para os professores efetuarem cursos de mestrado e doutorado sem prejuízo na remuneração, exceto para o ingresso no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). A partir de 2011, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, atendeu aos anseios da categoria. Além de manter o PDE implantou a política de melhoria ao acesso aos cursos de mestrado e doutorado.
 

Secretaria investe na formação dos professores

 

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governador


Neste ano de 2012, 200 professores já foram liberados para realizar mestrado e doutorado. Com a contínua formação acadêmica, os professores trarão mais conhecimento para a sala de aula. “Estamos reafirmando o compromisso de valorizar quem trabalha em prol da melhoria da educação de nossos alunos”, destacou Arns.

Melhorias no PDE – O Programa foi reestruturado em 2011 para que pudesse contemplar outros benefícios para os profissionais do magistério. Os professores da rede estadual pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério, dos níveis 8 até 11, puderam participar da seleção para o ingresso nesta formação. Diferente de anos anteriores, o professor classificado que já possuía mestrado ou doutorado pediu a análise do aproveitamento total da titulação, o que foi atendido no último processo seletivo, no início de 2012, considerando critérios estabelecidos.

Descentralização dos Programas - Em 2011, a SEED disponibilizou capacitação e formação continuada de forma descentralizada para atender as demandas locais. “Em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação, os professores puderam participar de oficinas. Foram ofertadas 122 oficinas direcionadas às disciplinas da matriz curricular em 124 municípios”, disse a superintendente da Educação, Meroujy Cavet.

Meroujy ainda anunciou que neste ano haverá aumento da carga horária das oficinas. “Serão oficinas com temas relacionadas às disciplinas e às áreas da educação profissional, educação especial e diversidade. Além de formação continuada aos agentes educacionais que atuam na administração das escolas”.

 

GALERIA DE IMAGENS