Secretaria organiza pacto pela alfabetização na idade certa 14/08/2015 - 17:10
Durante quatro dias os orientadores de estudos da rede estadual participaram da primeira formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, encerrado nessa sexta-feira (14), em Curitiba, fornece orientações para a implantação do programa que vai contribuir na formação dos professores que atuam no ensino fundamental.
A formação acontece de maneira descentralizada e é organizada em sete polos para atender os Núcleos Regionais de Educação de Pato Branco, de Ivaiporã (Manoel Ribas), de Toledo, de Londrina, de Cornélio Procópio (São Jerônimo da Serra), de Curitiba e de Laranjeiras do Sul. Cada polo tem um orientador de estudo que participa de formação específica do PNAIC na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O orientador deve realizar a formação aos 150 professores alfabetizadores da Rede Estadual de ensino.
A responsabilidade da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental é dos municípios, mas a rede estadual ainda tem esta etapa de ensino em 39 escolas estaduais, com cerca de 3,2 mil alunos.
O pacto nacional é um compromisso assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental.
A proposta tem como eixo principal a formação de professores alfabetizadores que atuam nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Ele ainda é uma estratégia para o cumprimento da meta 5 do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação do Paraná.
A alfabetização de todas as crianças, no máximo até o final do 3º ano do ensino fundamental, é compromisso firmado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) por todos os estados e municípios com o governo federal. Essa ainda é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 e do Plano Estadual de Educação (PEE-PR), aprovado pela Lei Estadual nº 18.491 de 24 de junho de 2015.