Secretaria participa de debate sobre diversidade sexual 04/07/2013 - 12:30

Representantes do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação participam neste fim de semana, em Curitiba, da Conferência Livre Nacional de Educação em Respeito à Diversidade Sexual. Entre os temas debatidos, destaca-se a diversidade sexual nos diferentes movimentos sociais e os eixos temáticos da Conferência Nacional de Educação.

O objetivo do encontro é promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja discriminada em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero.

No sábado (6), Dayana Brunetto dos Santos, coordenadora de Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria, abordará a experiência do Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza, de União da Vitória, que ganhou o Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual.

Em 2012, entre 76 projetos pedagógicos, o colégio foi classificado na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. O Trabalho desenvolvido na escola visa estimular a reflexão dos estudantes sobre a desigualdade entre homens e mulheres. “A proposta da ação é despir o preconceito, e assim contribuir para a percepção de que a convivência entre as diferenças é fundamental para a formação social e cultural de toda comunidade escolar”, afirmou a professora de Educação Física, Gisele Camargo Feldemann, responsável pelo projeto.

Gisele falou ainda sobre a importância da formação oferecida aos professores da rede estadual pela Coordenação da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual. “A formação desenvolve o olhar do professor para que possam criar ações na escola de combate à discriminação e ao preconceito”, disse a professora.

O PRÊMIO - Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual, em parceria com o Centro Paranaense da Cidadania e o Grupo Dignidade, a premiação tem objetivo de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil. Ao todo, são 11 categorias que abrangem projetos pedagógicos, produções audiovisuais, publicações e outras iniciativas.

GALERIA DE IMAGENS