Secretaria participa de evento do Movimento Paraná Sem Corrupção 13/12/2012 - 19:30
Representantes dos 32 Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Educação, promotores regionais do Ministério Público e autoridades se reuniram no 2º Encontro Movimento Paraná Sem Corrupção para discutir os resultados de 2012 e planejar as ações para o ano que vem. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13), em Curitiba.
O foco do movimento é a educação para a cidadania e a comunhão dos esforços e participação conjunta de instituições públicas e privadas. “Promover o combate à corrupção seja preventivamente ou repressivamente e disseminar uma cultura baseada na dignidade, honestidade e princípios éticos na participação social e no exercício pleno da cidadania”, explicou o promotor de justiça do Estado e coordenador do Movimento, Eduardo Cambi.
Estudantes do Colégio Estadual do Campo São José, em Pinhão, e do Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, em Quatro Barras, apresentaram música e teatro sobre os temas mais abordados pelo movimento neste ano: o voto consciente e corrupção. “O que mais gostei foi a união dos alunos e professores de turmas diferentes, todos determinados a participarem do movimento para combater a corrupção”, disse o aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo São José, Wellington Litka, 16 anos.
Durante 2012, o movimento priorizou os alunos do ensino médio com o intuito de promover a cultura de valores e princípios éticos. Mais de 700 escolas em todo Paraná desenvolveram trabalhos de conscientização sobre os malefícios da corrupção e a importância do voto consciente. As ações foram dinamizadas por um coletivo, composto também por gestores, promotores de Justiça e comunicadores.
Segundo a diretora de Políticas e Programas Educacionais, Fernanda Scaciota, o Movimento traz mais força para as ações que a secretaria já desenvolve nas escolas. “A grande participação de nossos alunos e a articulação entre diversas disciplinas, conversando sobre o mesmo tema foram muito proveitosas. Para 2013, vamos trabalhar o tema durante a semana pedagógica de fevereiro e iremos promover, em conjunto com todos os parceiros, capacitações nas regionais”, disse.
O 2º Encontro do Movimento Paraná Sem Corrupção faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9/12) e ao Dia Nacional do Ministério Público (14/12).
Orientado pelo Ministério Público do Paraná (MP), com apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), o movimento foi lançado em julho deste ano para combater a corrupção e promover a cidadania.
O tema para o próximo ano é “Cidadania, direitos e deveres”, que será trabalhado em quatro eixos: rede de proteção, transparência, prevenção à violência e protagonismo juvenil.