Secretaria prepara voluntários do Paraná Alfabetizado 20/10/2011 - 15:30
A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Educação Básica, promove até sexta-feira (21) a etapa inicial da formação continuada de alfabetizadores e coordenadores do Programa Paraná Alfabetizado (PPA). O curso, que ocorre simultaneamente em Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá, qualificará a prática pedagógica de 600 pessoas, para garantir a melhoria do processo de alfabetização de jovens e adultos.
O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da etapa de Foz do Iguaçu na quarta-feira (19) e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo PPA para a democratização do ensino. “Garantir a alfabetização a todos aqueles que não puderam estudar é um compromisso deste governo e uma lição de cidadania”, afirmou.
Os alfabetizadores são voluntários que realizam o trabalho de formação de turmas em suas localidades. O programa busca aliar a metodologia com a realidade em que os alunos estão inseridos. “Nós trabalhamos com muitos alunos do campo e procuramos sempre trabalhar com os aspectos do cotidiano deles”, disse a coordenadora do PPA em Guarapuava, Letícia Talita Araújo.
Para a alfabetizadora Josmarina Proensa da Luz, de Carambeí, essa aproximação com a realidade do aluno também enriquece a bagagem do professor. “Não estamos apenas ensinando, mas também aprendendo”, afirmou.
O PPA atende em vários espaços. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pela professora Miguelina Leschuki, de Guarapuava, que trabalha na alfabetização de ex-presidiários. “Eles estavam excluídos, mas com o programa nós estamos alfabetizando e também ressocializando essas pessoas”, contou.
Cerca de 35 mil pessoas são atendidas pelo Paraná Alfabetizado. A taxa de analfabetismo no estado é de 6,5%. O governo trabalha para atingir a meta de 4% nos próximos quatro anos.