Secretaria promove encontro entre colégios agrícolas 16/05/2013 - 14:50
Diretores dos Colégios Agrícolas e Florestal do Paraná se reuniram nessa quinta-feira (16) na Secretaria de Estado da Educação, em Curitiba, para discutir a gestão das escolas do campo. Novas rodadas de encontros serão feitas nas próprias escolas, conforme sugeriram os gestores.
Os encontros servirão para que os diretores compartilhem desafios do dia a dia mostrem propostas para o avanço da educação profissional agrícola. “O objetivo é trocar experiências”, disse a superintendente da Educação do Paraná, Eliane Rocha.
São 18 escolas com educação profissional agrícola e uma florestal que atendem aproximadamente 4.4 mil alunos, dos quais 2.535 permanecem na escola em regime de internato. “O encontro serve para vermos como as outras escolas solucionam seus problemas e fazem as ações. A solução que alguém encontrou para a sua escola pode servir para outras”, contou Gilmar Gumy, diretor do Colégio Florestal de Irati.
As escolas agrícolas são especializadas no ensino técnico agrícola e em conhecimentos relacionados a este setor. Os cursos são voltados para atender a demanda do setor produtivo local e promover o desenvolvimento sustentável do meio rural.
Já o Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, em Irati, oferece o curso técnico em floresta para cerca de 400 estudantes, dos quais 200 permanecem na escola em regime de internato.
“Essa troca de experiência é válida para chegarmos a um consenso de soluções e para compartilharmos avanços individuais para que todos progridam juntos”, disse José Luiz Sagrado, diretor do Colégio Agrícola de Toledo.