Secretaria realiza reunião com Federação das Apaes 24/07/2012 - 15:40

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou de reunião na semana passada, em Curitiba, com a presidente e diretoria executiva da Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado do Paraná. O encontro serviu para contribuir na melhoria do trabalho educacional realizado pelas entidades na área de educação especial. Aproximadamente 41 mil alunos com deficiências são atendidos por 337 entidades.

Encontro serviu para discutir gestão das entidades e reforçar o diálogo existente entre as instituições e o governo do Estado do Paraná.

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria

A reunião é parte do constante diálogo existente entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED), as Apaes e instituições co-irmãs que atuam na educação especial. “É importante que este canal aberto de entendimento seja mantido para debatermos melhorias e aperfeiçoamentos para o atendimento dos alunos da educação especial”, ressaltou Arns.

“Analisamos as questões do primeiro semestre e as propostas para o segundo. Esse trabalho em conjunto com a secretaria é de grande valia para estarmos juntos melhorando a educação oferecida. O aluno com deficiência deve ser visto da mesma maneira que o aluno das escolas normais”, disse a presidente da Federação das Apaes, Neuza Soares de Sá.

Durante o encontro foi lançado o Manual de Orientação Para Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Espacial. O manual aborda temas de legislação e administrativos para a formalização e execução de convênios referentes às reformas, ampliações e construções das escolas de educação básica na modalidade de educação especial.

Encontro serviu para discutir gestão das entidades e reforçar o diálogo existente entre as instituições e o governo do Estado do Paraná.

Foto: Giuliano Gomes/SEED

Outras ações de melhoria também estão sendo realizadas. Cerca de 200 termos aditivos estão sendo postos em prática para atender instituições de educação especial em 175 municípios. Assim, serão enviados às escolas cerca de 600 profissionais da educação para as disciplinas de Artes, Educação Física, além de atendentes e funcionários para as áreas administrativa e de serviços gerais. Para o segundo semestre estão previstos 36 novos pedidos e outras 39 estão sendo analisadas pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein).

O encontro serve ainda para que sejam esclarecidos pontos importantes para a gestão das instituições. “A reunião foi importante para fortalecermos o trabalho contínuo e para levarmos uma educação de qualidade para os alunos com deficiência”, disse Walquíria Onete Gomes, diretora do Deein.

Em 2012 o Departamento, realizou 17 encontros de formação com os 32 núcleos regionais de educação com 2.422 profissionais da educação. As escolas especiais também recebem produtos da merenda escolar para atender aos alunos.

GALERIA DE IMAGENS