Secretaria recebe 8 selos pelos objetivos do milênio 06/06/2014 - 08:30

A Secretaria de Estado da Educação recebeu nessa quarta-feira (4) oito selos comemorativos por ter alcançado metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio é o resultado do trabalho desenvolvido na Vila da Cidadania, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, com crianças e jovens em vulnerabilidade social. A premiação foi feita na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.

A Vila da Cidadania, mantida pela Secretaria da Educação, atende diariamente cerca de 2 mil alunos com idade entre 11 e 17 anos, de 25 escolas estaduais de Curitiba e região com atividades no contraturno escolar. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido todos os dias na Vila da Cidadania, que oportuniza a essas crianças e adolescentes novos horizontes”, disse a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

Todos os dias são desenvolvidas na Vila da Cidadania oficinas com atividades de educação básica, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e combate a fome e a miséria. “Esses temas são trabalhados diariamente que atendem também as metas estabelecidas pelo governador Beto Richa como plano de governo”, disse o diretor da Vila, Lúcio Sergio Ferracin.

A Vila da Cidadania funciona como uma minicidade e conta com mais de 30 mil metros quadrados que são usados para trabalhar diariamente valores sociais, condutas de higiene e conceitos de ética e convívio social entre outras atividades que são desenvolvidas na vila.

METAS - As metas do milênio foram estabelecidas pelas Nações Unidas em 2000 e contou com a adesão de 189 países para acabar com a pobreza extrema no mundo. Através da proposta foram estabelecidos os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deverão ser atingidos até 2015. As metas estabelecidas foram: redução da pobreza, atingir o ensino básico universal, igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

RECONHECIMENTO – O trabalho desenvolvido da Vila da Cidadania também está concorrendo ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal e ao Prêmio de Qualidade de Educação, na Alemanha. Ambos na categoria qualidade da educação participativa. Os resultados serão divulgados em agosto e setembro de 2014.

GALERIA DE IMAGENS