Secretaria recebe caciques para debater a educação indígena 21/05/2015 - 14:15

Lideranças, professores e diretores de escolas indígenas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (Sudoeste) participaram de uma reunião, na tarde desta quarta-feira (20), na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). No encontro foi apresentado um balanço de tudo o que a secretaria já fez na educação indígena e discutidos futuros avanços para área.

Os representantes indígenas foram recebidos pela secretária da Educação, professora Ana Seres; pela chefe do Departamento de Educação, Diversidade e Direitos Humanos, Marise Ritzmann Loures; pela superintendente da Educação, Fabiana Campos, e pelo secretário especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli. “Venho de um Núcleo (Pato Branco) com cinco escolas indígenas e sei como é a realidade”, destacou Ana Seres.

Cerca de 20 pessoas das comunidades indígenas de Palmas, Clevelândia e Mangueirinha participaram do encontro. “Estamos fazendo um balanço de tudo o que já foi feito e para ver as possibilidades de atender as reivindicações dos caciques”, explicou a chefe do Departamento de Educação, Diversidade e Direitos Humanos, Marise Ritzmann Loures.

Para o cacique João dos Santos da aldeia Ângelo Kretan, de Palmas, a reunião foi importante para apresentar as reivindicações da comunidade dele. “Está havendo um bom diálogo com a secretaria. Hoje reunimos caciques, diretores, professores e pedagogos indígenas. Foi um trabalho bastante frutífero”, disse o cacique João dos Santos. Na aldeia dele vivem 159 índios da etnia caingangue.

NOVAS ESCOLAS - Nos últimos quatro anos, o Governo do Paraná intensificou as ações para garantir aos povos indígenas do Estado o acesso à educação de qualidade. Foram construídas 13 novas escolas indígenas desde 2011. O quadro de professores indígenas também foi ampliado.

Em 2011, o número de professores indígenas na rede estadual de ensino era de apenas 31 docentes. Hoje são 208 profissionais capacitados para lecionar na educação infantil nas 38 escolas indígenas do Paraná, que reúnem cerca de 4.500 alunos. Ao todo, o Paraná tem 36 escolas indígenas.

GALERIA DE IMAGENS