Secretária recebe representantes da Comissão de Educação do Legislativo 15/03/2016 - 11:40

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, recebeu deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15), em seu gabinete. Na pauta da reunião estavam temas como os convênios mantidos entre a SEED e as Apaes, as Casas Familiares Rurais e obras de escolas.

Em relação às Apaes, a secretária esclareceu que são cerca de 400 convênios, por meio dos quais há repasses técnicos (de professores) e financeiros. Até o final deste ano, os convênios se manterão nesses moldes, mas já foram iniciados estudos, pois a partir do próximo ano pode haver mudanças nos modelos de convênios. “As APAES estão divididas, algumas preferem receber recursos, enquanto outras somente o apoio técnico. Já iniciamos estudos para formular os contratos a partir de 2017”, disse Ana Seres.

Sobre as Casas Familiares Rurais, a secretária esclareceu que, em dezembro passado, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a SEED decidiram, em conjunto, que o convênio entre a SEED e a Arcafar, entidade que representa as Casas Familiares Rurais, será mantido em 2016, nos mesmos moldes de 2015. “Essa decisão teve o apoio dos prefeitos e atende às necessidades específicas dos municípios que abrigam Casas Familiares Rurais, que dependem de recursos e professores para seu bom funcionamento”, explicou Ana Seres. Os educadores, que pertencem ao quadro de professores do Estado, são cedidos às Casas pela SEED. Além disso, conforme o acordo vigente, há repasses financeiros.

A Casa Familiar Rural é um espaço de ensino a jovens do meio rural e recebem formação técnica, profissional e gerencial. O objetivo é qualificar esses estudantes e oferecer alternativas de renda e de trabalho. As aulas são em sistema de alternância – um período na casa familiar e outro na propriedade rural em que vive. São 40 casas em todo o Paraná – metade com oferta de ensino fundamental e médio a cerca de 500 alunos, e a outra parte tem cursos técnicos para mais de mil estudantes. “Este ano, tudo continua como está, mas avaliamos mudanças a partir do ano que vem, mantendo a oferta para o ensino profissionalizante. Já os estudantes do fundamental seriam atendidos pelas escolas do campo”, explicou.

Já sobre as obras da educação, Ana Seres informou aos deputados que as novas construções serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, enquanto os reparos (até R$ 150 mil) continuarão sob a responsabilidade da SEED.

Estiveram presentes os deputados Hussein Bakri (presidente da comissão), professor Lemos, Maria Victória e Anibelli Neto.

GALERIA DE IMAGENS