Secretaria vai expandir o atendimento a alunos estrangeiros 25/04/2018 - 10:20
A Secretaria da Educação do Paraná (SEED) está realizando esta semana a primeira etapa do curso O Ensino de Português como Língua Estrangeira. Estão reunidos em Curitiba cerca de 60 participantes, entre técnicos de Língua Portuguesa dos Núcleos Regionais de Educação, coordenadores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) habilitados em Língua Portuguesa, técnicos dos Centros Estaduais de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), professores que atuam nas turmas do Celem em Língua Portuguesa, além dos técnicos em Língua Portuguesa do Departamento da Educação Básica da SEED. As atividades desta primeira etapa irão até esta sexta-feira (27).
O curso vai expandir o atendimento a alunos estrangeiros na rede estadual, e é uma política pública de governo. “A realização do curso atende ao Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Estado do Paraná”, explica Marcia Dudeque, Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, e representante da pasta no Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná.
Este curso atende também uma solicitação dos professores que atuam em Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA), onde as matrículas de estrangeiros vêm aumentando. “Os professores e técnicos participantes vão multiplicar o conhecimento de seus colegas nas escolas e sedes administrativas. Há uma demanda crescente de atendimento para refugiados e migrantes se matriculando na rede estadual de ensino e que precisam aprender a Língua Portuguesa para se integrarem na escolarização, na sociedade e no trabalho, uma vez que a comunicação acaba sendo um grande desafio a esta demanda” diz Márcia.
“Nossos professores têm formação e graduação no ensino da Língua Portuguesa como língua materna para o ensino de brasileiros. Ensinar o Português para falantes de outras línguas é um desafio, e esse curso visa exatamente dar a esses profissionais condições para lidar com esta situação”, conta o chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Ogliari.
DEMANDA - “Nos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo temos uma grande demanda para atender alunos da África, Ásia e Oriente Médio. Além de refugiados, são muitos trabalhadores das várias indústrias locais”, afirma o coordenador da Educação de Jovens e Adultos do NRE Toledo, Isaias Gomes Corcino Filho, participante do curso. “Inicialmente eles procuravam se matricular na EJA, especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, mas isso não atendia as necessidades deles. Agora estamos com previsão de abertura de três turmas específicas de Português para Falantes de Outras Línguas, em Toledo e em Marechal Rondon”, adianta.
Bruna Pupatto Ruano é uma das professoras do curso, com extenso currículo na área. “Fui uma das idealizadoras de um projeto da Universidade Federal do Paraná intitulado Português Brasileiro para Migração Humanitária, implementado em 2013, atendendo Curitiba e Região Metropolitana”, conta. “Este curso da Secretaria da Educação é fundamental por ampliar as possibilidades de atendimento a todas as regiões do Estado, beneficiando não apenas quem trabalha com turmas específicas do Celem, como também professores da educação regular que tem alunos estrangeiros em suas turmas”, explica. Atualmente Bruna faz doutorado com o tema Português como Língua de Acolhimento.
A segunda etapa do curso O Ensino de Português como Língua Estrangeira está prevista para maio, entre os dias 21 a 25, novamente em Curitiba.
CELEM – A partir deste ano a Secretaria da Educação passou a oferecer o curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) nos Centros Estaduais de Língua Estrangeira Moderna (Celem) das escolas da rede estadual. Ele é destinado, preferencialmente, aos estudantes estrangeiros da rede estadual que não possuem proficiência em língua portuguesa para realizar suas atividades escolares.
Ele já está disponível nas seguintes unidades: www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1367
As aulas são realizadas no contraturno escolar e a formação de uma turma exige um mínimo de 10 e máximo de 25 estudantes matriculados.
Conteúdos do curso O Ensino de Português como Língua Estrangeira:
Marcos conceituais da área de português como língua não materna;
Métodos de aprendizagem de língua estrangeira moderna;
Abordagens no ensino e aprendizagem de língua estrangeira;
Ensino de língua estrangeira numa perspectiva intercultural;
Cultura e interculturalidade;
Diferentes nomenclaturas no ensino de português como língua estrangeira;
Português brasileiro como língua de acolhimento;
Escrita, leitura e compreensão de textos no ensino-aprendizagem de PLE;
Produção oral;
Pronúncia e prosódia do português brasileiro;
Intercompreensão linguística;
PLE para falantes de línguas próximas e distantes;
Multiletramentos no ensino-aprendizagem de PLE;
Tópicos gramaticais e identificação/exploração de vocabulário;
Avaliação de textos e produção oral;
Perspectivas teórico-práticas para a análise e confecção de materiais didáticos;
Materiais de PLE para grupos linguísticos específicos;
Ensino por tarefas.