Secretário entrega uniformes cívico-militares em colégio da capital 05/10/2021 - 15:40

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, entregou na manhã desta terça-feira (5), em Curitiba, novos uniformes para os quase 800 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Luiz Carlos de Paula e Souza, no Umbará.

Em cerimônia conduzida no ginásio da escola, os alunos realizaram a formatura, o hasteamento das bandeiras e cantaram o hino nacional antes de receberem o kit que conta com camiseta, conjunto abrigo e moletom. Posteriormente, os estudantes também vão receber camisa-farda, calça-farda, jaqueta tactel e boina, completando o kit do uniforme adquirido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

Escolhida para representar os estudantes na cerimônia, a aluna Giovana Ribeiro, do 9º ano D, relatou sua vivência no colégio, onde estuda desde 2018, quando iniciou o 6º ano. “Eu vi muitas transformações aqui no colégio, desde o livro de chamada virar um sistema, a escola virar EAD, passar para o modelo Cívico-Militar e agora voltar ao presencial, que tem muita diferença. Eu venho acompanhando o quanto o colégio vem evoluindo e também o quanto o corpo docente, diretoria e pedagogos estão ajudando a gente a se adaptar”, relata.

Giovana destacou a importância dos profissionais nessas mudanças, que inclui uma sexta aula por dia (no modelo Cívico-Militar). “Os professores nos mostram as novas plataformas, estão fazendo com que a nossa grade horária maior se torne mais produtiva, sem ser chato, entediante. Eles fazem do colégio, que tem suas normas, suas regras, um lugar que a gente queira vir e espera que ajude a nos transformar, evoluir.”

O secretário Renato Feder falou na sequência e destacou o desafio que é transformar a Educação. “Alguns países tiveram grandes desafios. A Coreia do Sul era mais pobre que o Brasil quando eu tinha a idade de vocês, Taiwan também. Até a China, que vai ser o país mais poderoso do mundo, era mais pobre que o Brasil. Esses países tiveram um grande desafio: mudar a Educação. E esse é o nosso, mudar a Educação do Paraná, esse é o meu maior desafio”, disse.

Feder destacou que o trabalho é voltado para que todos os estudantes tenham um futuro incrível. “O governador fez questão de colocar a harpia no peito de vocês [em alusão ao brasão Cívico-Militar], porque a harpia voa longe e é isso que queremos para vocês”, concluiu.

O Colégio Luiz Carlos de Paula e Souza voltou ao presencial ainda no primeiro semestre, no dia 24 de junho, e desde então “vem trabalhando forte as premissas da formação humana e cívica”, como ressaltou o diretor-geral do colégio, Adalton Sutil de Oliveira.

Entregas — Os primeiros uniformes foram entregues no início de setembro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no Colégio Estadual Cívico-Militar Jandaia do Sul, no Norte do estado. Desde então, cerca de 30 colégios já receberam os uniformes, incluindo seis na capital. Ao longo desta e das próximas semanas, os demais uniformes serão entregues a todos os cerca de 112 mil alunos dos 197 Colégios Cívico-Militares no Paraná. O investimento com os uniformes é de R$ 45,6 milhões.

Presenças — Acompanharam o evento na capital o deputado estadual Mauro Moraes; o presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel; a chefe de gabinete Silvana Avelar; e o chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Guilherme Bittar.