Secretário homenageia escolas e dá posse a diretores do NRE Umuarama 26/08/2021 - 16:21

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve nesta quinta-feira (26) em Umuarama, no Noroeste do estado, para homenagear os diretores e a comunidade escolar dos colégios com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a entrega do “certificado ouro”. A cerimônia aconteceu no centro de eventos de um hotel na região central da cidade.

Ao todo, 20 colégios do NRE receberam o certificado: os que alcançaram melhores índices e os que tiveram maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), tanto para o ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos) quanto para o ensino médio. Houve também a subdivisão das escolas em dois grupos, por níveis socioeconômicos.

A entrega do “certificado ouro” ocorreu nos demais NREs no início do mês — na oportunidade, o secretário acompanhou a premiação do NRE Área Metropolitana Norte, em Pinhais. Já a entrega do “certificado diamante”, para as maiores médias e os maiores avanços de média entre as escolas com mais de 600 matrículas, aconteceu no último dia 13, no Palácio Iguaçu.

“É sempre uma alegria imensa valorizar o trabalho bem feito pelos nossos diretores, professores, funcionários e estudantes. Desde o ano passado, foi exigido um esforço redobrado e tivemos essa resposta dos nossos profissionais para manter o avanço da Educação no estado”, disse Feder.

Além da entrega dos certificados, Feder deu posse aos diretores e vice-diretores eleitos e reeleitos pela comunidade escolar nas consultas realizadas junto às respectivas comunidades escolares em julho.

Pela tarde, o secretário foi à sede do NRE Umuarama e fez uma breve apresentação sobre os projetos em andamento na Seed-PR  e as novas ações até o fim deste ano letivo. Depois, também conversou com secretários municipais e com os 68 diretores de escolas dos 19 municípios que compõem o núcleo.

Presenças — Participaram do evento com o secretário a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Ana Zanata, a chefe de gabinete da Seed-PR, Silvana Avelar, a secretária municipal de Educação de Umuarama, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, o presidente da Amerios (Associação de Municípios de Entre Rios) e prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira, o deputado estadual Fernando Martins e demais autoridades da região.