Secretário participa de abertura de 12º Fórum da Undime-PR 27/03/2012 - 17:20

O vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou, na noite desta segunda-feira (26), da abertura do 12º Fórum Estadual Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime-PR). O evento reúne dirigentes municipais de educação do Paraná e ocorre até esta quarta-feira (28), no auditório do Centro de Eventos da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), em Curitiba.

Durante três dias, gestores municipais de educação de todo o Paraná estão discutindo assuntos relacionados com educação municipal de qualidade, direito, legislação e financiamento. Na solenidade de abertura, a melhoria dos recursos destinados à educação pública foi o principal assunto debatido entre as autoridades presentes.
Na opinião de Arns, é preciso que seja feita uma repactuação financeira para os recursos da educação entre União, estados e municípios. “Para avançarmos na melhoria da qualidade da educação é necessário o debate do financiamento”, afirmou.

Arns comentou que participou recentemente de uma reunião no Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed) junto ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Essa repactuação precisa ser feita. A solicitação que foi feita é que o governo federal tenha uma mesa de discussão permanente”, disse. O Secretário ainda sugeriu que a Undime-PR também se unisse nesta mobilização.
 

Evento ocorre até quarta-feira, em Curitiba, e discute educação municipal de qualidade, direito, legislação e financiamento.

 

Foto: José Fernando Ogura/Vice-governadoria


A presidenta da Undime-PR, Cláudia Maria da Cruz, defendeu uma interlocução permanente entre todos os órgãos envolvidos na Educação para buscar melhorias de políticas públicas para a área. “Sozinhos, não conseguiremos nada. Temos divergências, mas precisamos buscar as convergências para resolver os problemas que temos na Educação”, disse.

CAMPANHA - Durante a abertura do evento, foi instituído o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Criado em 1999, o Comitê recebe o apoio de duzentas organizações do Brasil e se destina tanto a apoiar e desenvolver ações em defesa do acesso à Educação para todos quanto a lutar pela melhoria da qualidade do ensino. “A qualidade da Educação no Brasil está muito abaixo do esperado. Sem investir pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na Educação, é impossível termos a qualidade do ensino que desejamos”, afirmou Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional. A proposta do Governo Federal para o PNE (Plano Nacional de Educação), que tramita no Congresso Nacional, é ampliar os investimentos de 5% para 7% do PIB até 2020.

 

GALERIA DE IMAGENS