Secretário participa de reunião no Conselho Estadual de Educação 16/09/2011 - 18:30
Foto: José Fernando Ogura/Vice-Governadoria
O vice-governador e secretário de Estado de Educação, Flávio Arns, participou nesta sexta-feira (16) da reunião plenária do Conselho Estadual de Educação do Paraná. Arns informou os conselheiros sobre as soluções encaminhadas pelo atual governo para regularizar, após oito anos, a situação de 35 mil professores que concluíram o programa de capacitação para docentes pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), mas que não conseguiram validar seus diplomas.
Uma das soluções encontradas é a oferta de cursos de cursos de Pedagogia, a distância, ministrados por universidades estaduais do Paraná, e que terão sua aula inaugural no dia 24 de setembro, às 14 horas, no Canal da Música. A aula inaugural contará com a presença do governador Beto Richa e será transmitida em todo o Paraná pelo canal aberto da TV E-Paraná.
O secretário também reforçou aos conselheiros que os egressos, que já concluíram um curso de complementação de estudos em instituições de ensino superior regularmente reconhecidas, devem ter seus diplomas aceitos para atuarem na rede pública de ensino. “Queremos que a educação do Paraná seja um conjunto de qualidade e que este curso seja apenas mais uma passo para aprimorarmos a capacitação dos profissionais da educação do Paraná”, disse.
Arns ainda ressaltou que todo o encaminhamento foi feito após entendimento com diversos órgãos como o Ministério da Educação, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Conselho Nacional de Educação, Procuradoria Geral do Estado, entre outros.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, parabenizou o empenho do secretário em solucionar a questão Vizivali. “Fico muito feliz com este desfecho. Nós do Conselho tínhamos tentado resolver este caso de várias maneiras e na maioria das vezes as soluções esbarravam em entraves políticos”, disse.
Também participaram da reunião o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mário Pederneiras, e o assessor especial da Vice-Governadoria, Paulo Schmidt.