Secretário visita AFECE, organização que atende pessoas com deficiência intelectual 31/07/2019 - 17:30
O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve, nessa semana, na sede da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE), localizada no Tarumã, para conhecer o trabalho realizado pela organização. Acompanhado da diretora da instituição, Maíra de Oliveira, Feder conheceu a infraestrutura, parte da equipe de profissionais que atuam no local e alunos.
A AFECE recebe diariamente 225 alunos com deficiência intelectual de alta especificidade, com idades entre dois anos até a idade adulta. Referência no atendimento especializado, a fila de espera por uma vaga na instituição chega a 238 pessoas.
"O trabalho desenvolvido pela ACEFE é impressionante. A estrutura e a equipe multidisciplinar disponíveis para os alunos e suas famílias possibilita oferecer para cada aluno um atendimento direcionado, conforme sua necessidade pedagógica e sua demanda médica", comentou Feder.
ATENDIMENTO - Hoje, os alunos da AFECE contam com 42 professores e uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Reeducação Visual, Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Enfermagem, Serviço Social, Odontologia, Psiquiatria, Neurologia, Pediatria e Clínica Geral.
Para Maíra, esse desdobramento para além do aspecto educacional e pedagógico é um dos diferenciais da Associação, uma vez que a pessoa com deficiência intelectual com grau de comprometimento severo necessita de um atendimento multidisciplinar para possibilitar seu desenvolvimento.
"Isso demanda a atuação de uma equipe composta por profissionais diversos, e por isso a AFECE se compromete a realizar o atendimento tanto na educação, como na saúde e na assistência, propiciando assim não apenas o desenvolvimento do educando, mas do cidadão na sociedade", pontuou.