Seed-PR ofertará curso de inglês gratuito a alunos selecionados para programa de intercâmbio 25/11/2020 - 10:07

A Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) disponibilizará aulas gratuitas de inglês para os 100 estudantes do Ensino Médio da rede estadual que forem selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo, que será lançado em breve pela pasta. A oferta do curso é resultado de um convênio entre a Seed-PR e a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), responsável pela disponibilização das aulas.

O curso, que acontecerá ao longo do primeiro semestre de 2021, será na modalidade EaD e em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. Assim, os estudantes poderão estar preparados para as experiências reais que vivenciarão durante o intercâmbio. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

Ganhando o Mundo — Em sua primeira edição, o programa de intercâmbios Ganhando o Mundo selecionará, por meio do critério de notas, 100 estudantes do Ensino Médio da rede estadual para estudar durante um semestre em um país de língua inglesa. A seleção dos 100 aprovados levará em conta os melhores estudantes dos 399 municípios paranaenses.

Todos os selecionados terão, obrigatoriamente, de concluir e ser aprovados no curso de língua inglesa ofertado pela Seed. Além do desenvolvimento das habilidades linguísticas, outros objetivos previstos pelo programa são a contribuição com a formação integral dos estudantes e a consequente transformação social.

Inglês na rede estadual — A língua inglesa já está presente na matriz curricular dos estudantes da rede estadual. Além disso, a Seti possui ações consolidadas desenvolvidas no âmbito do Programa Fala Idiomas — Subprograma Paraná Fala Inglês.