Seed realiza encontro do sistema de frequência escolar 26/07/2012 - 15:50
Cerca de 80 representantes municipais e dos Núcleos Regionais de Educação responsáveis pelo acompanhamento da frequência escolar do Programa Bolsa Família participaram, nessa quinta-feira (26), do “Encontro Estadual dos Operadores Municipais Masteres e Operadores Estaduais Auxiliares da Frequência Escolar no Programa Bolsa Família”, em Curitiba.
Durante dois dias, os operadores vão debater temas sobre violência, uso indevido de drogas, gravidez, entre outros. “Este é um espaço para levantarmos as dificuldades existentes e discutirmos sobre ações que possamos desenvolver”, explicou Delvana Lúcia de Oliveira, coordenadora Estadual do Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família no Estado do Paraná.
O encontro é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) e do Ministério da Educação (MEC). “ Trata-se de programa intersetorial que garante à família em situação de vulnerabilidade direitos sociais básicos, como acesso escolar e à saúde”, disse a coordenadora.
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem como princípio a transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Uma das condições para o repasse mensal do dinheiro é que todos os filhos em idade escolar estejam na escola. Para isso, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos devem estar matriculados e ter frequência de pelo menos 85% para a faixa etária de 6 a 15 anos e 75% para jovens de 16 e 17 anos. Cabe às secretarias estaduais e municipais de educação o controle dessas frequências.