Seed realiza palestra para campanha antitabagismo 22/08/2011 - 13:50
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (Dppe), realizou nessa segunda-feira (22), em Curitiba, a palestra "Paraná Livre da Fumaça do Tabaco com o Apoio das Escolas". O evento, que contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), teve a participação de cerca de 60 representantes de todos os setores da Seed.
Na última sexta-feira (19), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou do lançamento da campanha “Paraná livre da fumaça do tabaco com apoio das escolas” que pretende atingir a população jovem e tornar o espaço escolar mais saudável. “Vamos discutir juntos essa campanha tão importante e que seja uma ação permanente. Temos a oportunidade de debater o assunto com a comunidade escolar, alertando-os sobre os perigos que o cigarro provoca”, disse Arns.
Segundo o coordenador de Desafios Socioeducacionais da Seed, Maurício Rosa, serão realizadas reuniões com representantes da Seed, Sesa e Núcleos Regionais de educação para definir estratégias para discussão da Lei 16239/09 nos estabelecimentos de ensino do Paraná. “Nossa perspectiva é atuar com caráter de prevenção juntos aos estudantes e à comunidade escolar’, disse.
Durante a palestra de hoje, foram abordados os avanços legais para o controle ao tabagismo. “O Paraná é um estado que desde 1952 já apresentou uma legislação sobre o tema. E todos os anos isto é reafirmado com campanhas em datas pontuais”, explicou Iludia Rosalinski, responsável pela Divisão de Controle do Tabagismo (DCT) da Sesa.
Ela reforçou que a Lei 16239/09 – que estabelece normas de proteção à saúde dos fumantes e não-fumantes, deixando os ambientes de uso coletivo livres do cigarro – requer o envolvimento de todos. “Não se é contra o tabagista, e sim contra o tabagismo”, comentou a responsável ao ressaltar os benefícios de não se fumar.
Na sequencia, Jônatas Reichert, médico pneumologista da DCT da Sesa, apresentou o histórico do tabagismo. “São incontestáveis os trabalhos baseados em evidências científicas que comprovam os malefícios do tabagismo”, comentou ao rebater os questionamentos feitos pela indústria do cigarro sobre os malefícios do tabagismo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo ativo é a primeira causa de morte evitável nos países desenvolvidos. Em segundo fica o alcoolismo e a terceira é o tabagismo passivo – quando a pessoa não fumante sofre exposição involuntária às substâncias do tabaco em ambiente fechado. A OMS alerta ainda que 100 mil crianças e adolescentes se tornam dependentes do tabaco todos os dias.
MOBILIZAÇÃO - 29 de agosto é o dia Nacional de Combate ao Fumo. A data serve para sensibilizar a população em geral sobre os malefícios causados pelo tabagismo. No dia serão desenvolvidas ações educativas com enfoque no tema tabaco, trazendo à tona discussões relevantes como os aspectos legislativos e econômicos.
Criado através da Lei Federal no. 7.488, o dia é comemorado desde 1986. Neste ano irá abordar o tema “Cigarros Aditivados”, alertando o consumo deste tipo de fumo, com aditivos tóxicos e cancerígenos, representa mais um fator agravante na manutenção da dependência, causando ainda mais prejuízos ao organismo de quem os consome.