Semana de Integração Escola Comunidade movimenta Palotina 21/05/2014 - 11:46
O Teatro Municipal de Palotina, Oeste do Paraná, foi palco de abertura da Semana de Integração Escola Comunidade. O evento, que acontece em paralelo aos Jogos Escolares do Paraná - Fase Regional, segue até esta quinta-feira (22), com atividades pedagógicas que buscam integrar escolas e a comunidade.
O grêmio estudantil "Agricultura em foco", do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Colombo, em Palotina, organizou uma mostra cultural para iniciar a semana. “Todos os alunos e professores do colégio agrícola se empenharam no trabalho prévio e na organização. Foi muito gratificante ver os talentos das escolas sendo destaques no palco, todos fizeram grandes apresentações”, comentou a estudante Bruna Carolina Freitas da Costa, presidente do grêmio.
Ao longo da semana, são apresentados algumas atividades desenvolvidas nas escolas por professores e alunos da rede estadual de educação de Palotina. “As apresentações de teatro, música e dança animaram a plateia e proporcionaram aos presentes troca de experiências e vivencias artísticas. Os alunos trouxeram apresentações de trabalhos que são realizados em sala de aula e no contra turno escolar", explicou a coordenadora do evento, Aline Cassel.
Ela comenta, ainda, que a mostra ficou muito bem organizada. “Foi uma experiência nova para todos e aprendemos muito com esse trabalho de parceria entre o Núcleo Regional de Educação de Toledo, escola e alunos", completou.
A Semana de Integração Escola/Comunidade é um evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Educação de Toledo, em parceria com a Prefeitura do Município de Palotina, por meio de suas secretarias de educação e cultura. Estão previstos, até o fim desta semana, palestras, seminários, feira do desapego e apresentações de música e dança.
“Durante uma semana teremos em Palotina a grande oportunidade de participar de eventos esportivos, culturais e recreativos. Esses momentos são importantes porque permitem a construção da cidadania. Esses momentos diferenciados são importantes para todos, principalmente para os alunos, que têm oportunidade de conhecer pessoas, locais e realidades diferentes”, destacou o chefe da regional de Educação, Léo Anschau.