Seminário da Educação sobre tutoria pedagógica reúne mais de 450 pessoas em Foz do Iguaçu 23/02/2022 - 14:56

A secretaria estadual da Educação e do Esporte realiza nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o I Seminário de Tutoria Pedagógica de 2022, evento de formação destinado a mais de 450 participantes. São tutores pedagógicos (técnicos dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná), coordenadores pedagógicos, chefes dos núcleos regionais, além de equipes de apoio e professores.

“Esse evento é para celebrar os tutores pedagógicos e alinhar a nossa missão. Eles e elas têm o papel de apoiar os diretores escolares e ajudá-los a estar mais perto do pedagógico, dos professores e da comunidade escolar”, disse o secretário Renato Feder, na palestra de abertura do seminário. “Com uma equipe alinhada e com foco, transformamos a educação do Paraná”, completou.

As atividades, entre reuniões e oficinas são realizadas no Centro Universitário Uniamérica, em Foz. Serão, ao todo, seis oficinas direcionadas aos tutores pedagógicos (técnicos dos NREs), para que estejam preparados para realizar a formação continuada dos diretores e pedagogos das escolas da rede estadual de ensino.

As oficinas vão tratar de temas como os princípios da tutoria com foco no feedback formativo, metodologias ativas e ações, observação da sala de aula, além da liderança do tutor com foco no BI (Business Intelligence) e nas demais plataformas utilizadas na rede.

Compartilhar - “Esse momento é fundamental para a gente compartilhar o planejamento em relação ao que funciona na educação do Paraná. Os tutores têm a grande missão de observar o planejamento e apoiar os diretores no seu trabalho escolar com o objetivo de atingir resultados melhores na aprendizagem dos estudantes”, afirma o diretor de Educação da Secretaria, Roni Miranda.

Ele ressalta que o aprimoramento constante dos tutores garante o suporte necessário para as equipes gestoras de cada escola, de acordo com a realidade de cada uma.

Tutoria pedagógica - A Tutoria Pedagógica consiste em encontros periódicos remotos ou presenciais com as equipes pedagógica e diretiva das escolas. O objetivo é o acompanhamento e formações continuadas com foco no desenvolvimento pedagógico, além da melhoria da aprendizagem e redução do abandono escolar. Desde 2019 foram mais de 100 mil reuniões de alinhamentos com as mais de 2,1 mil escolas do Paraná.