Seminário de Diretores Auxiliares tem enfoque em gestão e aprendizagem 13/04/2021 - 16:13

Começou na tarde desta terça-feira (13/04) o Seminário Foco na Aprendizagem para diretores auxiliares. O evento on-line, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), é inédito para esse público de quase mil profissionais. Os encontros ocorrem até sexta-feira (16/04). Serão quatro tardes com palestras e oficinas que vão orientar melhor os profissionais sobre as ferramentas oferecidas pela pasta, que auxiliam na rotina de gestão das escolas. Antes do início do ano letivo, um encontro semelhante já havia sido realizado para os diretores de 2,1 mil colégios do estado.

Na abertura do seminário, que contou com a participação do secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, o secretário Renato Feder apresentou um panorama da evolução da Educação no Paraná e citou as diversas ferramentas à disposição de gestores, professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino.

“A gente vai falar de liderança, que tipo de líder você é ou gostaria de ser, como seus liderados te enxergam. A gente vai ter oficina sobre observação de sala de aula, como ajudar o professor – ainda mais agora nesse momento virtual em que é mais difícil ter o engajamento dos alunos. Vamos falar muito das ferramentas de tecnologia, como o Redação Paraná, do curso de programação, da Educação Financeira, vários temas focados para o aprendizado do estudante”, disse Feder.

Na sequência, Guto Silva elogiou as ações da pasta e enalteceu o trabalho dos profissionais da Educação neste momento de dificuldades e desafios durante a pandemia. “Nós temos quadros maravilhosos de professores e diretores. O Renato conseguiu dar essa dinâmica de gestão, de metas muito claras, onde nós queremos chegar, isso mobilizado junto à sua equipe. Nós temos ferramentas muito poderosas, novas ferramentas seja para auxiliar o professor ou para acompanhar o desempenho do aluno. Nós temos mais inteligência para poder administrar a Educação no Paraná”, disse o secretário, se referindo a ferramentas como o BI (Business Intelligence) e ao RCO+Aulas (Registro de Classe Online e Material de Apoio aos Professores).

Guto ainda citou o bom andamento das aulas remotas graças ao esforço dos docentes. “Com muita força de vontade e apoio de diretores e professores, o Paraná se destacou com muita qualidade na implantação do ensino à distância, nas novas ferramentas com tecnologia de ponta. Isso orgulha a todos nós, um orgulho para o governador Ratinho Junior, para o governo. Sempre temos recebido feedback, uma resposta dos pais comparando com ensino privado e isso se dá pelo trabalho de professores e diretores na linha de frente”, completou.

A abertura do Seminário Foco na Aprendizagem também contou com a presença do diretor de Educação, Roni Miranda; da diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa; e da doutora em Educação pela PUCPR Raquel Pasternak Kowalski, que palestrou sobre metodologias ativas de ensino.

Veja abaixo o cronograma das atividades. Nesta quarta-feira (14), o evento terá a participação do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri.

Foco na Aprendizagem