Seminário de cooperação amplia parceria entre Estado e municípios pela alfabetização 10/04/2024 - 12:01

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove em Curitiba um Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios 2024 que reúne cerca de 1.400 participantes. Entre os participantes estão dirigentes municipais de educação, coordenadores pedagógicos das secretarias municipais, articuladores regionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, equipes dos Núcleos Regionais de Educação e servidores da Seed-PR.

Esta edição do encontro tem como objetivo subsidiar os municípios na implementação de ações voltadas à aprendizagem, com foco especial nos métodos pedagógicos de alfabetização. As temáticas abordadas no evento fazem parte das propostas integrantes do Programa Educa Juntos, que inclui a oferta de avaliações diagnósticas para as redes municipais, formação continuada aos professores alfabetizadores, além da oferta de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para alunos e professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O evento conta com oficinas nas quais são abordados temas como Gestão e Alfabetização, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos, permitindo que educadores compartilhem desafios enfrentados em suas realidades específicas e discutam estratégias eficazes para superá-los.

“A cooperação entre Estado e municípios tem sido fundamental para iniciar estudantes cada vez mais cedo no processo de alfabetização. Isso garante jovens mais preparados e capacitados desde os primeiros anos da escola até sua inserção no mercado de trabalho”, afirma o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio de Oliveira. “Encontros como estes são ótimas oportunidades para fortalecer o desenvolvimento profissional dos professores por meio da construção de redes de apoio e colaboração entre instituições de ensino”.

Nova campanha alerta comunidade escolar sobre importância da frequência

Cervos, araucárias e humanos: a pré-história do Paraná está nas paredes de Piraí do Sul

EDUCA JUNTOS – Instituído pela Lei Estadual nº 21.323, de 20 de dezembro de 2022, o programa Educa Juntos tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil. Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes, além da oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar.

As prefeituras também passaram a usar o Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com quase 10 mil aulas editáveis (7,5 mil para ensino fundamental I e 2 mil para educação infantil) para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem, e o Prova Paraná, uma avaliação diagnóstica dos níveis de aprendizagem dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.