Seminário de formação de docentes acontece em Ivaiporã 26/10/2011 - 17:30
O 4º Seminário de Formação de Docentes e Agentes Educacionais do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, em Ivaiporã, atraiu mais de 350 participantes, entre professores e alunos, durante os três dias de evento na semana passada. Com o tema “Educação, Escola, e Sociedade: a Arte como instrumento de inclusão social, parcerias e afetos”, o seminário mostrou como a arte e a união com a comunidade são essenciais para que haja inclusão social. O evento complementa o aprendizado dos alunos do Curso de Formação de Docentes do colégio.
Palestras e espetáculos abordaram valores, o papel do professor, expressões artísticas e inclusão. O conteúdo das palestras será na escola. “Antes de haver a inclusão na sociedade, ela deve existir em sala de aula. O resgate na sociedade deve se dar através da conscientização, o que fizemos com os alunos nos seminários”, explicou uma das organizadoras do evento e coordenadora do Curso de Formação de Docentes do colégio, Eliana Regina Reder.
O conteúdo das palestras deixou os alunos mais bem preparados para a profissão que vão exercer no futuro. “Nós vimos como a sociedade influencia a escola e, como futuros docentes, temos que ter dignidade e paciência dentro da sala de aula. Também temos que estar preparados para o que vamos encontrar nas escolas em que vamos trabalhar no futuro”, mencionou a aluna do 3º ano Elisane Silva Linaldi, do Curso de Formação de Docentes do colégio.
O seminário também foi um ponto de encontro para troca de experiências entre os professores que estavam na platéia e os palestrantes. “Todas as palestras traziam assuntos que faziam diferença para a vida profissional e pessoal de professores, alunos e comunidade”, contou a professora do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã Valderez Saganski, que assistiu às palestras.
O primeiro dia do evento contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) e relembrou o aniversário de 50 anos de Ivaiporã em uma exposição fotográfica. Nos outros dias houve palestras e apresentações artísticas de música e de poesia.