Seminário debate a Rede de Proteção Escolar 02/07/2012 - 14:30

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), em ação conjunta com as Secretarias de Estado de Família e Desenvolvimento Social, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Saúde, Patrulha Escolar Comunitária e Ministério Público promoveram entre os dias 28 e 30 de junho o 1º Seminário Estadual de Articulação da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O encontro fortalece a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios, com a articulação entre as instituições participantes, firmando as intenções, os compromissos e as possibilidades de encaminhamentos de cada um dos envolvidos na rede. “No momento em que a sociedade busca caminhos mais efetivos para lidar com um problema de difícil abordagem, é importante que as escolas e demais instituições que atuam junto ao público jovem disponham de informação qualificada para identificar se uma criança ou adolescente está sendo vítima de abuso e assim oferecer os encaminhamentos necessários”, disse Fernanda Scaciota, diretora de Políticas e Programas Educacionais da SEED.

Técnicos das Regionais de Educação, das Regionais da Saúde e da Fundação de Ação Social participaram das oficinas e mesa-redonda, nas quais cada instituição expôs seu papel e trabalho para tratar questões como o enfrentamento à violência, permanência do aluno na escola, prevenção ao uso indevido de drogas e saúde mental. “É uma articulação em rede para disseminar informações sobre situações que possam gerar violência, pensando sempre na prevenção”, ressaltou Larissa Sayuri Yamaguchi, coordenadora do Comitê Gestor Intersecretarial de Saúde Mental e psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde.

Também foram debatidas as execuções das políticas públicas e a garantia dos direitos dessa parcela da população mais vulnerável e que precisa de proteção, seja na educação, saúde ou segurança. “Desejamos que todas as regionais estabeleçam contatos para que a rede trabalhe de forma efetiva garantindo os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou Maurício Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional da SEED.

GALERIA DE IMAGENS