Seminário debate educação para cultura e sustentabilidade 27/06/2013 - 12:54
As atividades do Museu da Escola Paranaense foram um dos assuntos de palestra realizada durante o 1º Simpósio de Vivências e História – O CEP a Caminho da Sustentabilidade, promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, nesta semana, em Curitiba. O museu tem como objetivo preservar o patrimônio material e imaterial das instituições estaduais de ensino do Paraná.
Uma das propostas do museu é inserir a educação patrimonial nos conteúdos escolares para promover a preservação da história das escolas estaduais, com a conservação de prédios, documentos, objetos e memórias das pessoas. “Precisamos mostrar para a sociedade que a educação é um bem cultural do povo brasileiro. A cultura é um direito que ainda não foi bem compreendido pelas pessoas, precisamos criar esse caminho”, explicou o técnico do Núcleo de Pesquisa e Proteção do Patrimônio Histórico Escolar, Paulo Medeiros – que já foi aluno do Colégio Estadual do Paraná.
A aluna do 1º ano do ensino médio, Missilene Stolf, 15 anos, lembrou que todas as pessoas contribuem para a história do colégio. “Quem está hoje aqui, o que vai fazer, ficará para sempre marcado na história. Sem o passado não se tem o futuro, é preciso saber de onde se veio para até mesmo saber aonde se quer ir”, disse.
SEMINÁRIO – O seminário traz à comunidade escolar a importância de valorizar o colégio. Inicialmente 40 turmas do colégio participam do evento. Várias atividades foram realizadas para apresentar o tema da sustentabilidade aos estudantes. “A conscientização do que a sustentabilidade vai além questões ambientais, mas está presente nas relações sociais, nos espaços, nas histórias, e com essa semana de vivência, trazemos o conhecimento da importância do Colégio Estadual do Paraná para a educação e para a sociedade”, afirmou a professora Cleusa Maria Fuckner.
Várias pessoas de renome na arte, na ciência, na literatura e na política passaram pelo colégio. Ex-alunos foram convidados a relembrar suas histórias na instituição. “Trouxemos essas pessoas que pertenceram a essa história para criar no aluno de hoje o sentimento de pertencimento do que é estudar no Colégio Estadual do Paraná”, disse.
Ainda foi montada uma exposição nos corredores do colégio com objetos, mobiliários, documentos e materiais pedagógicos cultura material. “Os próprios alunos atuam como monitores e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o colégio e o seu acervo”, disse Cleusa.
PROJETO - O Colégio Estadual do Paraná deve ser o primeiro estabelecimento público de ensino totalmente sustentável do Estado. O projeto pretende aumentar a oferta de produtos orgânicos na merenda, gerenciamento de forma sustentável os resíduos sólidos, energia, água e saneamento, e melhorar a acessibilidade.
O projeto político e pedagógico da escola está voltado para a sustentabilidade. “Estamos pensando o Colégio Estadual do Paraná para o século 21. O colégio tem167 anos de existência e a ideia é pensar o colégio com a participação da comunidade escolar para os próximos 167 anos”, ressaltou a diretora Laureci Schmitz Rauth ao lembrar da função social do colégio para em relação ao conhecimento e ao desenvolvimento da sociedade.
Toda a comunidade escolar está envolvida no projeto - cerca de cinco mil alunos e quase 500 profissionais da educação. O grêmio estudantil, por exemplo, tem participado das reuniões e, com suas atividades, procura conscientizar os estudantes. “Trabalhamos para desenvolver um sentido crítico nos alunos sobre sustentabilidade, mas também para beneficiar o colégio, principalmente por ser um patrimônio histórico e que tem suas necessidades. Os alunos saem, o colégio permanece, precisamos pensar nas próximas gerações de alunos”, comentou a diretora social do grêmio, Alessandra Seer, 16 anos.
Pelo projeto, ainda estão previstas a preservação da memória e do patrimônio material, como a recuperação do parque olímpico (piscina e quadra de esportes) e a reestruturação do Museu Guido Straube, que pertence ao Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná e dispõe de uma pinacoteca com obras de artistas como Theodoro de Bona e Poty Lazzaroto.
CENTRO DE MEMÓRIA - O Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná é um órgão que busca preservar e divulgar a memória e a história do colégio desde sua criação em 1846, como Licêo de Coritiba. Em processo de organização, o centro será constituído de acervos relacionados à memória e história do colégio, promovendo sua restauração, organização, conservação e divulgação.
Para acessar a página do Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná: http://www.cep.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=130