Seminário debate pluralidade racial, étnica e gênero 09/11/2015 - 11:00

Especialistas, pesquisadores e profissionais da educação estiveram reunidos na semana passada, em Londrina, Norte Pioneiro, para debater a pluralidade racial, étnica, de gênero e da diversidade sexual. A atividade integra a programação do mês da Consciência Negra, comemorado oficialmente no dia 20 de novembro.

Técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação estiveram presentes no seminário. O encontro foi realizado com palestras, debates e cursos com temáticas como ensino e aprendizagem pela música brasileira, dimensão pedagógica da dança africana e cultura afrobrasileira, saberes africanos e educação escolar quilombola.

ESTADO - O Paraná tem duas escolas estaduais que funcionam dentro de comunidades quilombolas, o Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, na comunidade João Surá, em Adrianópolis (Região Metropolitana de Curitiba), e a Escola Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, na comunidade Adelaide Maria da Trindade Batista, em Palmas, Sudoeste do Estado.

Além disso, outras 43 escolas estaduais atendem alunos que moram em comunidades quilombolas. O Estado Paraná tem 37 comunidades certificadas como remanescentes de quilombos pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Governo Federal.

GALERIA DE IMAGENS