Seminário discute educação profissional em Foz do Iguaçu 18/06/2013 - 12:13
A Secretaria de Estado da Educação abriu nesta segunda-feira (17), em Foz do Iguaçu, o segundo dos seis encontros de simpósios da rede de educação profissional do ensino médio. São 300 professores de escolas estaduais que oferecem educação técnica profissional em 17 Núcleos Regionais de Educação.
O objetivo do encontro é discutir os avanços e desafios na área de integração entre o ensino médio e os cursos técnicos. “A proposta é debater com os participantes as ações de melhorias voltadas para a integração dos cursos com o mercado de trabalho, e também de capacitação dos professores para uso dos novos equipamentos e de laboratórios.”, afirma a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Fabiana Campos Skrobot.
Na programação do evento, que vai até sexta-feira (21), constam conferências e oficinas que vão abordar temas como formação de professores, sistema de gestão, processo de ensino e de aprendizagem e organização do trabalho pedagógico.
Para a coordenadora dos cursos técnicos do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, em Guarapuava, Claudia Bernarde Maganhini, o simpósio é uma oportunidade para trocar experiências entre os participantes e com reflexos na escola. “Levamos os conhecimentos para dentro da escola e multiplicamos para os outros professores”, disse. Ela ainda lembrou que a maioria dos estudantes da escola já sai empregada por terem uma qualificação maior.
INVESTIMENTOS – A chefe do Núcleo Regional de educação de Foz do Iguaçu, Ivone Muller, comentou sobre os investimentos que o governo estadual tem feito na educação profissional. “Além da formação, houve recurso para construção de novos centros de educação profissional, reformas, adequação de espaços e aquisição de livros para acervos”, contou.
É o caso do Centro Estadual de Educação Profissional de Terra Roxa, uma obra esperada desde 2008 pela comunidade, mas que só em 2013 foi entregue. Foram mais de R$ 2 milhões de investimentos para atender 1,2 mil alunos em fevereiro de 2014. “O novo Centro vai ao encontro da demanda local, uma vez que os cursos oferecidos respeitam a econômica da região”, explicou a técnica responsável pela educação profissional do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Claudete Miola.
Até o final do ano, a Secretaria da Educação realiza mais quatro eventos para concluir a formação continuada de 1,8 mil professores da rede estadual de ensino que atual na rede de educação profissional. O evento é resultado da integração com o Programa Brasil Profissionalizado, em parceria com o Ministério da Educação.
A Secretaria atende mais de 83 mil estudantes no ensino profissionalizante (integrado e subsequente), com 55 cursos em 359 escolas, em 184 municípios em todo o Paraná.