Seminário fortalece parceria entre Estado e municípios na Educação 22/10/2013 - 17:50
Secretários Municipais de Educação e coordenadores pedagógicos dos 399 municípios paranaenses participaram nesta terça-feira (22) do III Seminário Descentralizado de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Coordenação de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEED). O objetivo é articular ações pedagógicas entre as diferentes etapas de ensino.
Segundo Eliane Bernardi Benatto, coordenadora de Ensino Fundamental da SEED, o evento proporciona aprofundamento teórico-metodológico para a organização do trabalho pedagógico nas Instituições de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Essa ação fortalece a parceria entre Estado e municípios, visando a continuidade curricular”, afirmou Eliane Benatto.
Norilda Sacht, representante do município de Pien (Região Metropolitana de Curitiba), também ressaltou a necessidade de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios. “A aproximação entre Núcleo de Educação e município possibilita compartilhar experiências e esclarecer dúvidas”, disse. Para a técnica pedagógica Soraia Cristina Azevedo, do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, o seminário foi importante para unificar o processo pedagógico no Estado. “Encontros como esse são necessários para repassar informações essenciais para o trabalho a ser realizado em cada município”, comentou Soraia.
Para Claudete Pereira de Assunção, do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, o evento possibilita refletir ações pedagógicas da educação infantil e anos iniciais de forma a minimizar possíveis rupturas no ensino de um ano para outro. “É muito importante que no ensino fundamental haja uma continuidade do trabalho realizado na educação infantil”, afirmou Claudete.
Os participantes serão os disseminadores dos conteúdos trabalhados: Limites e possibilidades da formação do professor e Avaliação e aprendizagem na escola: da finalidade à prática avaliativa.
O último encontro acontecerá no dia 4 de novembro. Na ocasião, as Secretarias Municipais de Educação apresentarão uma intervenção pedagógica, desenvolvida em uma instituição de ensino do município, que privilegie a transição entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Segundo Eliane Bernardi Benatto, coordenadora de Ensino Fundamental da SEED, o evento proporciona aprofundamento teórico-metodológico para a organização do trabalho pedagógico nas Instituições de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Essa ação fortalece a parceria entre Estado e municípios, visando a continuidade curricular”, afirmou Eliane Benatto.
Norilda Sacht, representante do município de Pien (Região Metropolitana de Curitiba), também ressaltou a necessidade de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios. “A aproximação entre Núcleo de Educação e município possibilita compartilhar experiências e esclarecer dúvidas”, disse. Para a técnica pedagógica Soraia Cristina Azevedo, do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, o seminário foi importante para unificar o processo pedagógico no Estado. “Encontros como esse são necessários para repassar informações essenciais para o trabalho a ser realizado em cada município”, comentou Soraia.
Para Claudete Pereira de Assunção, do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, o evento possibilita refletir ações pedagógicas da educação infantil e anos iniciais de forma a minimizar possíveis rupturas no ensino de um ano para outro. “É muito importante que no ensino fundamental haja uma continuidade do trabalho realizado na educação infantil”, afirmou Claudete.
Os participantes serão os disseminadores dos conteúdos trabalhados: Limites e possibilidades da formação do professor e Avaliação e aprendizagem na escola: da finalidade à prática avaliativa.
O último encontro acontecerá no dia 4 de novembro. Na ocasião, as Secretarias Municipais de Educação apresentarão uma intervenção pedagógica, desenvolvida em uma instituição de ensino do município, que privilegie a transição entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.